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Ciências da Natureza – Obtenção de energia para o corpo

Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes do 4º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA


Imagem 1. Merenda escolar. Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social. Wikimedia Commons. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Merenda_escolar_%2816263422845%29.jpg>. Acesso em 18/04/2023.

Comer é bom, não é mesmo? Além de sensações agradáveis relacionadas ao paladar, memórias afetivas e prevenção da fome, a alimentação é essencial para o funcionamento do nosso organismo. Os nutrientes têm funções ligadas à manutenção e/ou construção de nossas células, regulam processos corporais e relacionam-se também ao fornecimento de energia. Também é importante sabermos que a carência ou excesso pode prejudicar o funcionamento do nosso corpo.

O processo de obtenção de energia pelo nosso corpo é fundamental para todas as nossas atividades. Essa energia vem dos alimentos que consumimos, que são processados pelo sistema digestório, convertendo carboidratos, lipídios e proteínas em glicose, ácidos graxos e aminoácidos, respectivamente. Esses compostos são absorvidos no intestino e transportados pelo sangue até as células onde, na presença de oxigênio, ocorre a respiração celular, um processo que converte esses nutrientes em ATP (adenosina trifosfato), a “moeda de energia da célula”. 

Os nutrientes que fornecem energia são principalmente os carboidratos e os lipídios, que oferecem uma quantidade significativa de calorias. Os carboidratos são a fonte primária e mais rápida de energia, enquanto os lipídios fornecem uma reserva mais densa e duradoura de energia. As proteínas, embora também possam ser convertidas em energia, são principalmente utilizadas para funções plásticas, ou seja, construção e reparo de tecidos. Além disso, vitaminas e sais minerais desempenham papéis reguladores essenciais, auxiliando em processos metabólicos e na manutenção do equilíbrio corporal.

A água e as fibras alimentares também são essenciais, apesar de não fornecerem calorias. A água é vital para quase todas as funções do corpo, incluindo a digestão e o transporte de nutrientes. As fibras, por outro lado, ajudam na digestão e regulam a absorção de açúcares, ajudando a manter níveis adequados de glicose no sangue e a saúde intestinal.

Outra forma de classificar os alimentos é em “alimentos in natura ou minimamente processados”, “ingredientes culinários processados”, “alimentos processados” e “alimentos ultraprocessados”.

Veja a tabela a seguir:

Imagem 2. ARAGUAIA, Mariana. Classificação dos alimentos. Canva. Criado em 16/04/2024.

As necessidades nutricionais variam consideravelmente entre atletas e pessoas que desejam emagrecer. Atletas frequentemente requerem uma maior ingestão calórica e de proteínas para suportar seus níveis de atividade e a recuperação muscular. Pessoas que querem emagrecer, por outro lado, podem necessitar de uma dieta controlada em calorias, rica em nutrientes que promovam a saciedade, como as fibras, e pobre em gorduras e açúcares simples.

A alimentação faz parte das nossas emoções, relações e cotidiano. Todos os nutrientes são importantes, e seus valores de referência devem ser considerados, em especial em casos de algum problema de saúde, como hipertensão e diabetes. Manter um equilíbrio nutricional é crucial, não apenas para o bem-estar físico, mas também para o emocional e social. Assim, é imperativo buscar uma relação harmoniosa com os alimentos, entendendo como eles relacionam-se à nossa qualidade de vida.

QUESTÃO 1

Nós, assim como todos os seres vivos, precisamos de energia para o funcionamento do nosso corpo, em maior ou menor proporção. Seja em atividades físicas intensas, ou mesmo enquanto estamos dormindo.

A) Quais são as “matérias-primas” da energia?

B) Como essas “matérias-primas” da energia são obtidas?

C) Como a “matéria-prima da energia” chega até as nossas células?

D) Quais os sistemas do nosso corpo estão relacionados ao que foi abordado nos itens anteriores?

QUESTÃO 2

Os nutrientes fornecem energia e regulam as funções do corpo, permitindo um bom funcionamento do organismo e reparação de danos. Sobre os nutrientes que apresentam quantidade mais significativa de calorias, podemos afirmar que são eles

(A) os carboidratos e vitaminas.
(B) as proteínas e sais minerais.
(C) os sais minerais e lipídios.
(D) os carboidratos e lipídios.


Observe atentamente as informações nutricionais a seguir para responder às questões 3, 4 e 5.

Fonte: Fat Secret. Disponível em <https://www.fatsecret.com.br/>. Acesso em 18/04/2023.

QUESTÃO 3

César pratica atividades físicas intensas e, por conta própria, tem buscado alimentos que ajudem na hipertrofia, ou seja: no aumento da massa muscular. Ao observar as informações nutricionais doa alimentos descritos nas tabelas, é possível afirmar que ele optará pelo de número

(A) 1, pois ele possui menos calorias e menos carboidratos.
(B) 1, pois tem menos calorias, carboidratos e gorduras.
(C) 2, pois tem maior quantidade de fibras alimentares.
(D) 2, porque ele apresenta maior quantidade de proteína.

QUESTÃO 4

Considerando que as informações nutricionais apresentadas são referentes a porções de um bolo de chocolate e uma salada de frutas, responda: qual seria o alimento 1? E o alimento 2? Justifique a sua resposta.

QUESTÃO 5

O Guia Alimentar para a População Brasileira apresenta quatro grupos de alimentos:

Alimentos in natura ou minimamente processados;

Óleos, gorduras, sal e açúcar;

Alimentos processados;

Alimentos ultraprocessados.

A salada de frutas poderia ser classificada de que forma? E o bolo de chocolate? Explique.


AutoriaMariana Araguaia
FormaçãoCiências Biológicas
Componente CurricularCiências da Natureza
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJACI0413) Explicar o processo de obtenção de energia para o corpo e sua relação às funções plásticas, energéticas e reguladoras com a presença do oxigênio e dos alimentos.
ReferênciasBRASIL. Guia Alimentar para a População Brasileira. 2 ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 156 p. Disponível em <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf>. Acesso em 18/04/2023.

CARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 8º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p.

FAT SECRET. Batatas fritas. Disponível em <https://www.fatsecret.com.br/calorias-nutri%C3%A7%C3%A3o/gen%C3%A9rico/batatas-fritas?portionid=54442&portionamount=100,000>. Acesso em 18/04/2023.

______. Batata inglesa cozida (adaptado). Disponível em <https://www.fatsecret.com.br/calorias-nutri%C3%A7%C3%A3o/gen%C3%A9rico/batata-inglesa-cozida>. Acesso em 18/04/2023.

GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2023. 235p. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/24-eja?download=425:documento-curricular-para-a-rme-de-goiania-eja. Acesso em 23/03/2023.

HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 8º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p.