You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA – ESPORTE E ECONOMIA

EDUCAÇÃO FÍSICA – ESPORTE E ECONOMIA

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

Fonte: Rawpixel, Freepik. Disponível em: Free Photo | Foto grátis ferramentas esportivas (freepik.com).

ESPORTE E ECONOMIA

O ESPORTE É UMA IMPORTANTE DIMENSÃO DO CONHECIMENTO CORPORAL, QUE ENVOLVE PRÁTICAS COMPETITIVAS, REGULAMENTADAS E FORMALIZADAS.

ATUALMENTE, A RELAÇÃO ENTRE O ESPORTE E A ECONOMIA ESTÁ CADA VEZ MAIS ESTREITA, TORNANDO-SE UMA DAS MAIORES INDÚSTRIAS DO MUNDO E MOVIMENTANDO BILHÕES DE DÓLARES ANUALMENTE.

ALÉM DE GERAR EMPREGOS E IMPULSIONAR SETORES COMO HOTÉIS, RESTAURANTES, TRANSPORTE, COMÉRCIO E SERVIÇOS, O ESPORTE E OS GRANDES EVENTOS RELACIONADOS A ELE TAMBÉM TÊM UMA INFLUÊNCIA POSITIVA NO SETOR PÚBLICO DE SAÚDE.

PORÉM, É IMPORTANTE RESSALTAR QUE QUANDO OS RECURSOS SÃO MAL GERIDOS, O ESPORTE PODE TER IMPACTOS NEGATIVOS NA SOCIEDADE. PORTANTO, É NECESSÁRIO GARANTIR UMA GESTÃO EFICIENTE E RESPONSÁVEL DOS RECURSOS INVESTIDOS NO ESPORTE, PARA QUE ELE POSSA CUMPRIR SEU PAPEL DE PROMOVER BENEFÍCIOS REAIS E DURADOUROS.

QUESTÃO 1

O ESPORTE É UMA PRÁTICA CORPORAL QUE SE CARACTERIZA POR POSSUIR REGRAS

(A) FIXAS, SER REGULAMENTADO POR UMA ENTIDADE OFICIAL E SER COMPETITIVO.

(B) FLEXÍVEIS, SER REGULAMENTADO SOMENTE PELA FIFA E SER COOPERATIVO.

(C) MALEÁVEIS, NÃO TER VÍNCULO COM ENTIDADES OFICIAIS E SER COMPETITIVO.

(D) FORTES, SER REGULAMENTADO POR UMA ENTIDADE OFICIAL E SER COOPERATIVO.

QUESTÃO 2

O ESPORTE DESEMPENHA DIVERSAS FUNÇÕES NA SOCIEDADE, INCLUINDO A/O

(A) CONSTRUÇÃO DE CORPOS PERFEITOS E SAUDÁVEIS.

(B) DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO.

(C) FORMAÇÃO DE INIMIGOS COM OUTRAS NAÇÕES.

(D) PROMOÇÃO DO ESPÍRITO DE VITÓRIA A QUALQUER CUSTO.

QUESTÃO 3

QUAL É A RELAÇÃO ENTRE ESPORTE E ECONOMIA?

QUESTÃO 4

OS ÍDOLOS DO ESPORTE DESEMPENHAM UM PAPEL FUNDAMENTAL NA ECONOMIA, POIS AJUDAM A AUMENTAR A POPULARIDADE DA MODALIDADE E A GERAR RECEITAS. VOCÊ POSSUI ALGUM ÍDOLO NO ESPORTE? VOCÊ JÁ ADQUIRIU ALGUM PRODUTO RELACIONADO AO ESPORTE PELA INFLUÊNCIA DO SEU ÍDOLO ESPORTIVO? ESCREVA SOBRE O ASSUNTO DIZENDO QUEM É SEU ÍDOLO, O QUE COMPROU E O QUE O PRODUTO REPRESENTA PARA VOCÊ.


AutoriaJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e História
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0112) Refletir sobre as relações sociais, políticas e econômicas a partir da lógica do esporte.
(EJAHI0115) Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário.
ReferênciasDUARTE, O. HISTÓRIA DOS ESPORTES. 6ª ed. São Paulo: Senac, 2016.