E aí, tudo bem? Você já viu alguma peça de teatro? Você sabia que, por meio do teatro, podemos conhecer diferentes culturas e sociedades, ver e reconhecer as diferenças e semelhanças entre as pessoas de diversos lugares e épocas? E tem mais: o teatro também nos ajuda a conhecer quem nós somos!
Na atividade a seguir, você compreenderá mais sobre a diversidade e conhecerá mais sobre você mesmo. Vamos nessa?
Para começar, logo abaixo, você verá imagens de cenas de diferentes espetáculos e grupos teatrais. Observe essas imagens com muita atenção e veja como os personagens são.
Figura 1 – Espetáculo “Nem Um Nem Outro” – Grupo Zabriskie
Fonte: Jornal O Popular, 2019. Disponível em: https://www.opopular.com.br/noticias/magazine/grupo-zabriskie-destaca-palhaçaria-em-nem-um-nem-outro-no-domingo-1.1805596
Figura 2 – O Negro Conta –
Fonte: agenda BH, sd. Disponível em: http://www.agendabh.com.br/espetaculo-o-negro-conta-no-teatro-fran cisco-nunes/
Figura 3 – Hoje O Escuro Vai Atrasar Para Que Possamos Conversar – Grupo XIX
Fonte: agenda BH, sd. Disponível em: http://www.agendabh.com.br/hoje-o-escuro-vai-atrasar-para-que-possamos-conversar/
Você observou alguma semelhança entre você e as personagens? E as pessoas da sua casa têm alguma semelhança com as personagens?
- Agora, vá até um espelho em sua casa e olhe para você mesmo por alguns segundos. Essa observação deve ser feita ouvindo a música “Só Eu Sou Eu”, de Marcelo Jeneci.
- Você é um menino ou uma menina?
- Como é o seu cabelo?
- Qual a cor da sua pele?
- Qual a sua altura?
- Como são seus olhos?
- Como é a sua boca?
- Como é o seu rosto?
- Agora, observe as características das pessoas de sua casa. Depois, compare as diferenças e semelhanças que há entre você e todas as pessoas de sua família.
- Para registrar a experiência desse olhar para a diversidade, pegue seu caderno e faça um desenho de todas as pessoas da sua casa, incluindo você. Tente colocar todas as características que você conseguir. Depois, mostre o resultado e converse com eles sobre as diferenças e semelhanças entre vocês.
- Veja o vídeo a seguir, uma representação em pantomima. Ao assistir, observe o cenário e a forma de se portar do ator.
- Agora, em frente ao espelho com outra pessoa e um celular, registre em foto ou vídeo suas expressões faciais. Faça de conta que você está triste, assustado, feliz e com medo.
- Depois, vejam as expressões de vocês no celular. Como ficaram seus olhos, sobrancelhas, boca…
- Percebendo as expressões de vocês, escolha uma história de um livro que você goste e conte, utilizando suas expressões faciais para tornar a história mais emocionante. Você também pode construir uma história com seus personagens e emoções.
Quer saber mais?
Músicas sobre o valor das diferenças:
Visite o site da Campanha “Ser diferente é normal”: https://www.metasocial.org.br/musica-ser-diferente
Componentes | Habilidades: |
ARTE/Teatro | (GO-EF02AR19-C) Reconhecer a diversidade de gênero, racial, étnica, política, social e cultural, refletindo sobre si mesmo e sobre o outro, a partir das experiências teatrais, e fazer registros verbais e/ou não verbais: oralidade, escrita, desenho, expressão corporal, audiovisual. |