You are currently viewing História – A evolução da escrita

História – A evolução da escrita

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 6° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Evolução da escrita

A evolução da escrita é uma história fascinante que abrange milhares de anos e inúmeras culturas. Aqui está uma breve visão geral dos principais marcos na evolução da escrita:

1. Escrita pictográfica: A escrita pictográfica é a forma mais antiga de escrita conhecida e foi usada por várias culturas antigas, incluindo os sumérios e os egípcios. Nessa forma de escrita, os símbolos eram usados para representar objetos e ideias.

2.Escrita hieroglífica: A escrita hieroglífica foi uma forma de escrita pictográfica usada pelos antigos egípcios. Nessa forma de escrita, os símbolos eram desenhos estilizados de objetos e ideias.

3.Escrita cuneiforme: A escrita cuneiforme foi usada pelos antigos sumérios e babilônios. Nessa forma de escrita, os símbolos eram feitos em argila com uma haste em forma de cunha.

4.Escrita alfabética: A escrita alfabética é a forma mais comum de escrita usada atualmente. Nessa forma de escrita, os símbolos representam sons individuais que combinam para formar palavras.

Ao longo do tempo, a escrita evoluiu para incluir várias línguas e scripts diferentes, como o latim, o grego, o cirílico e o árabe. Com o advento da tecnologia moderna, a escrita também evoluiu para incluir a escrita digital e a escrita em código de programação. A escrita continua a evoluir e mudar à medida que novas tecnologias e formas de comunicação são desenvolvidas.

Responda as questões

Questão 1

Quais foram as primeiras formas de escrita usadas pela humanidade?

Questão 2

Qual é a forma mais comum de escrita usada atualmente?

Questão 3

Qual foi a importância da escrita na evolução da civilização?

(A) Permitiu a comunicação e o registro de informações

(B) Desempenhou um papel secundário na evolução da civilização

(C)Limitou a disseminação de conhecimento e ideias

(D) Foi usada apenas para fins religiosos e cerimoniais

Questão 4

Sobre os “Quipu Inca” marque a opção que corresponde à sua definiçõa.

(A) Os quipus foram utilizados pelos incas como sistema de escrita, para registro de histórias e cantos em língua quéchua, e também de contagem, tanto de rebanhos quanto de pessoas.

(B) Os quipus foram utilizados pelos astecas como sistema de escrita, para registro de histórias e cantos em língua quéchua, e também de contagem, tanto de rebanhos quanto de pessoas.

(C) Os quipus foram utilizados pelos maias como sistema de escrita, para registro de histórias e cantos em língua quéchua, e também de contagem, tanto de rebanhos quanto de pessoas.

(D) A origem da escrita é desconhecida, mas sabe-se que sua origem remete aos kanjis japoneses.

Autoria:Prof. Esp.: Uilson Silva Duarte
Formação:História
Componente Curricular:História
Habilidades:(EF06HI07) Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.
(GO-EF06HI07-A) Identificar o surgimento da escrita e sua utilização pelos Povos da Antiguidade, compreendendo sua importância no passado e no presente.
Referências bibliográficas:BELESSA, Mauro. Os desafios do ChatGPT ao ensino e à pesquisa. Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. IE. Disponível em:<http://www.iea.usp.br/noticias/os-desafios-do-chatgpt-para-a-universidade>. Acesso em: 26 abr. 2023.
FISHER, Steven R. História da escrita: Tradução Mirna Pinsky. São Paulo: Editora UNESP, 2009.