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Arte/Artes Visuais – Patrimônio Cultural

Esta proposta de atividade de ARTE/ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.

Patrimônio cultural se refere ao conjunto de bens materiais e imateriais que possuem valor histórico, artístico, arqueológico, científico, social ou religioso para uma determinada sociedade ou comunidade.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bras%C3%ADlia_em_Escalas_%2833356420203%29.jpg 

Acesso em 24, abr. 2023

Esses bens podem incluir monumentos, edifícios históricos, sítios arqueológicos, paisagens culturais, obras de arte, livros, manuscritos, fotografias, filmes, música, danças, festas populares, costumes, tradições, entre outros.

O patrimônio cultural é importante porque representa a identidade e a memória de um povo, sua história, suas tradições e sua cultura.

Disponível em https://oimparcial.com.br/brasil-e-mundo/2015/09/material-de-preservacao-de-linguas-indigenas-sera-distribuido-para-as-aldeias/ Acesso em 24, abr. 2023

Preservar e garantir o patrimônio cultural é uma forma de promover a educação, a cultura, a cidadania e o turismo cultural, além de garantir a continuidade de tradições e a preservação do patrimônio para as gerações futuras.

O patrimônio cultural pode ser dividido em duas categorias: patrimônio material e patrimônio imaterial.

O patrimônio material é composto por bens tangíveis, ou seja, aqueles que podem ser tocados, vistos e quantificados. Ele inclui monumentos, prédios históricos, sítios arqueológicos, obras de arte, objetos museológicos, entre outros. Esses bens têm valor histórico, artístico e cultural, e sua preservação é importante para que possam ser apreciados nas gerações futuras.

Disponível em https://www.pexels.com/photo/christ-the-redeemer-in-rio-de-janeiro-brazil-12546016/ 

Acesso em 24, abr. 2023

Já o patrimônio imaterial é composto por bens intangíveis, ou seja, aqueles que não podem ser tocados, mas que são transmitidos de geração em geração, como manifestações culturais, tradições, festas populares, músicas, danças, artesanatos, entre outros. Esses bens têm grande importância para a identidade cultural de um povo ou de uma comunidade, e sua preservação é fundamental para manter viva a diversidade cultural e a memória coletiva de um lugar.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Frevo_dancers_-_Olinda-PE.jpg 

Acesso em 24, abr. 2023

QUESTÃO 1

Patrimônio cultural se refere ao conjunto de bens materiais e imateriais que possuem

(A) valor histórico, artístico, arqueológico, científico, social ou religioso para uma determinada sociedade ou comunidade.

(B) valor econômico para uma determinada sociedade ou comunidade.

(C) valor cultural, artístico, político e social para uma determinada sociedade ou comunidade.

(D) valor social, cultural, econômico e artístico para uma determinada sociedade ou comunidade.

QUESTÃO 2

 O patrimônio cultural pode ser dividido em duas categorias: patrimônio material e patrimônio imaterial, sendo sua preservação importante para

(A) representar a identidade e a memória de um povo, sua história, suas tradições e sua cultura.

(B) garantir que as tradições culturais sejam renovadas para as gerações futuras.

(C) garantir a continuidade de tradições e incentivar o uso excessivo de recursos naturais.

(D) promover o turismo industrial e fomentar o desenvolvimento de tecnologias.

QUESTÃO 3

O que é patrimônio cultural?

QUESTÃO 4

Qual é a diferença entre patrimônio material e patrimônio imaterial?

Autoria:Veruska Bettiol
Formação:Artes Visuais
Componente Curricular:Arte/Artes Visuais
Habilidade:(GO-EF06AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a compreensão, a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas, estabelecendo o sentido de pertencimento, reconhecimento da alteridade e desconstruindo estereótipos.
Referências ABREU, Regina; CHAGAS, Mário. Memória e patrimônio – ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: UNI-RIO: FAPERJ: DP&A Editora, 2003.
 ADORNO, T.W. Experiência e criação artística. Lisboa: Edições 70, 2003.