Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
Iniciaremos mais uma sequência didática que apresenta como objetivo principal aquisição de novos saberes alusivos à Unidade temática Esporte. Hoje estudaremos sobre as características históricas – culturais do Rugby. Vamos aos estudos?
RUGBY – CARACTERÍSTICAS HISTÓRICAS E CULTURAIS
Esporte da categoria de esporte de invasão, originário de Warwickshire, Inglaterra, mais especificamente da cidade de Rugby em 1820. Esse esporte foi inspirado a partir de uma variação do futebol de campo, quando o jovem estudante chamado William Webb Ellis teria pegado a bola com as mãos durante uma partida e corrido em direção ao gol adversário, criando assim uma nova forma de jogar futebol.
Em 1871, foi fundada a Rugby Football Union (RFU), que estabeleceu as primeiras regras oficiais do Rugby. A partir daí, o esporte se desenvolveu, com a criação de regras e a organização de campeonatos. O Rugby se popularizou principalmente entre escolas e universidades britânicas, e logo se espalhou para outros países, como a Austrália, Nova Zelândia e África do Sul.
Hoje, o Rugby é praticado em muitos países e é considerado um esporte de tradição e competitividade, tornando-se esporte olímpico em 1900, mas foi removido do programa olímpico após os jogos de 1924.
Em 2016, o esporte voltou a fazer parte das Olimpíadas, com a modalidade de Rugby sevens, que é uma versão mais rápida e dinâmica do Rugby tradicional. O rugby é um esporte que exige força física, resistência, habilidade, espírito de equipe e coragem.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 01
O Rugby é originário da
(A) Alemanha
(B) Inglaterra
(C) Bélgica
(D) África do Sul
QUESTÃO 02
A influência direta para criação do Rugby foi no
(A) futebol americano .
(B) futebol de campo.
(C) futebol de salão.
(D) futebol de praia.
QUESTÃO 03
Preencha as lacunas do texto com as respectivas palavras no quadro abaixo alusivas às características históricas – culturais do Rugby.
BOLA | GOL | REGRAS | INGLATERRA | RUGBY | WILLIAN |
O _________________ teve origem na _____________________ em 1820. Acredita-se que um jovem aluno chamado _____________________ estava jogando futebol quando pegou a ____________________ com suas mãos, correndo em direção ao __________________ adversário. Esse incidente levou a uma mudança nas _________________ do Jogo.
QUESTÃO 04
Para responder em seu caderno. Quem é considerado o fundador do Rugby e qual foi o principal motivo que levou a concepção desse esporte?
Autoria | Elaine Faria de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (GO-EF08EF22) Vivenciar esportes de marca, precisão, rede, parede, de invasão, campo e taco, analisando as características histórico- culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nesses esportes. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018 Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1. Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796. |