Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Estrutura de uma oração
A Língua Portuguesa apresenta inúmeras possibilidades criativas de enunciados, para a Gramática cada enunciado se organiza basicamente com uma estrutura semelhante, ou seja, em uma oração sempre há elementos básicos para formá-la como o sujeito e o predicado. Uma oração em português além do sujeito e do predicado e pode conter outros elementos como: complementos verbais ou nominais.
Observe agora como pode ser conceituado o sujeito e o predicado:
O sujeito é o termo sobre o qual se declara algo na oração, ou seja, é ele quem pratica a ação ou quem sofre a ação do verbo. Ele pode ser visível ou subentendido na oração, veja os exemplos:
João e Thiago compraram muitas roupas em promoção.
Sujeito:(João e Thiago)
Encontraram seus objetos no corredor da escola.
Sujeito: (3 ª pessoa do plural, eles)
O predicado é o termo que informa algo sobre o sujeito, é ele quem contém o verbo que indica a ação ou estado que se atribui ao sujeito. O predicado pode ser verbal, nominal ou verbo-nominal, veja os exemplos:
Ela separou os livros de romance e suspense
Predicado verbal: (separou os livros)
Ela permaneceu triste mesmo depois da premiação
Predicado nominal: (permaneceu triste)
Ela chegou animada para o evento
Predicado verbo-nominal: (chegou animada)
O sujeito e o predicado oração são termos necessários para que a frase faça sentido e apresente uma estrutura básica da língua portuguesa, por essa razão são chamados de termos essenciais. No entanto a estrutura de uma oração também pode apresentar termos integrantes e termos acessórios, estes termos ampliam e completam o seu sentido.
É importante ressaltar que a estrutura de uma oração muitas vezes pode incorrer em erros gramaticais, como os erros de concordância entre o sujeito e o predicado, mas em boa parte do uso em estruturas frasais a ordem de sujeito e predicado é plenamente respeitada, não apenas na Língua Portuguesa, mas por muitas línguas no mundo.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Identifique o sujeito e o predicado nas seguintes frases:
a) O pássaro canta melodias alegres na janela.
b) O menino correu para os braços do pai após a aula.
c) A mãe preparou um bolo delicioso para o café da tarde.
d) Nada é comparado ao seu carisma.
e) Eles precisam de muita atenção.
f) Comentaram a respeito do acidente.
QUESTÃO 2
Aponte a alternativa abaixo que o sujeito não pode ser visível, mas pode ser identificado:
(A) As meninas ficaram lindas na festa.
(B) Comeram toda a sobremesa do jantar.
(C) Todos recorreram da determinação.
(D) As pessoas são facilmente enganadas em saídas de banco.
QUESTÃO 3
Identifique apenas o predicado das frases abaixo:
a) Um carro azul passou rapidamente pela rua.
b) Ela cantou uma música triste no karaokê.
c) Os alunos estudaram muito para a prova.
d) O jardim ficou cheio de flores coloridas na primavera.
e) Todos vão sentir sua falta neste lugar.
f) As compras do atacadista ficaram muito caras.
QUESTÃO 4
Os termos acessórios são elementos que complementam o sentido de uma oração, sem serem fundamentais para a sua estrutura básica. Com base nesta afirmação aponte a alternativa em que todos os termos seja acessórios:
(A) Objeto direto, objeto indireto e complemento nominal
(B) Adjunto adverbial, adjunto adnominal e vocativo
(C) Objeto direto, agente da passiva e complemento nominal
(D) Adjunto adverbial, objeto indireto e complemento nominal
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0529) Compreender os efeitos de sentido decorrentes do uso de palavras e de expressões exclamativas que exprimem emoção, sensação, ordem ou apelo em diferentes gêneros textuais/discursivos (EJALP0533) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, a estrutura básica da oração: sujeito, predicado, complemento (objetos direto e indireto) |
Referências bibliográficas: | CUNHA, Celso e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. – 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. – 37. ed. rev., ampl. e atual. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009 LYONS, John. Linguagem e linguística: uma introdução. Rio de Janeiro: Ed. LTC, 1987. MIOTO, Carlos; SILVA, Maria Cristina F.; LOPES, Ruth Elizabeth V. Novo manual de sintaxe. Florianópolis: Insular, 2007. |