Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Atletismo
O atletismo é uma prática corporal composta de corridas, saltos e arremessos. Embora muitos dos movimentos usados nessa prática tenham sido desenvolvidos ainda na pré-história, a sua primeira sistematização como atividade física foi realizada pelos gregos na antiguidade. E só se tornou uma prática esportiva no final da Idade Moderna.
Durante a pré-história correr, saltar e arremessar não eram exercícios físicos que tinham como objetivo melhorar o condicionamento físico, muito menos práticas competitivas para medir as habilidades dos atletas. Naquela época, essas práticas eram usadas como forma de sobrevivência em um ambiente hostil e selvagem.
Os gregos criaram as primeiras olimpíadas, em grande evento que envolviam diversas práticas corporais como lutas, corridas e arremessos, mas que tinham como objetivo principal homenagear a cultura e os deuses gregos. Portanto, não era ainda uma prática esportiva.
Com o fim da Idade Média, os cuidados com o corpo voltaram a ser valorizados. Nessa perspectiva, houve um resgate das ideias gregas da antiguidade, como a celebração das olimpíadas – não mais como forma de homenagear os deuses gregos antigos, mas como celebração entre as nações modernas – e também o resgate da prática do atletismo.
Assim, surgiram os primeiros esportes organizados por federações esportivas, e entre eles surgiu o atletismo moderno, uma prática corporal competitiva, com regras oficiais elaboradas pela Federação Internacional de Atletismo, uma prática composta por movimentos técnicos e ações táticas.
O atletismo moderno é composto por diferentes provas de corridas: longas, curtas, rasas, com obstáculos e de revezamento; diferentes provas de arremessos: de peso, do martelo, de dardo e do disco; e por saltos: em distância, em altura e salto triplo.
Como forma de exercício físico, o atletismo é uma das práticas esportivas mais democráticas e acessíveis. Podendo ser praticado por pessoas de diferentes idades e em diferentes locais, como praças, pistas e até academias.
Assim como outras práticas corporais, o atletismo pode contribuir muito para o nosso bem-estar, promovendo alterações positivas no nosso organismo como fortalecimento dos músculos e ossos, melhora da nossa capacidade cardiorrespiratória, regulação da produção de hormônios e neurotransmissores, regulação da pressão arterial etc.
Questão 1
O atletismo moderno é uma prática esportiva composta por
(A) corridas e saltos apenas.
(B) saltos e arremessos somente.
(C) corridas, saltos e arremessos.
(D) arremessos e corridas.
Questão 2
Com relação à origem do atletismo, podemos afirmar que ele foi sistematizado como prática competitiva pela primeira vez na
(A) Idade Média.
(B) Grécia Antiga.
(C) China Moderna.
(D) América do Sul.
Questão 3
Por que os saltos, arremessos e corridas praticados pelos homens e mulheres pré-históricos não podem ser considerados uma prática esportiva?
Questão 4
Quais as principais diferenças entre o atletismo praticado pelos gregos na antiguidade e o atletismo moderno?
Autoria: | Luciano Alves de Oliveira |
Formação: | Educação Física |
Componente curricular: | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAEF0509) Vivenciar diferentes modalidades esportivas (EJAEF0510) Compreender e analisar as características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nas diferentes modalidades esportivas |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 |