ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS.
Imagem 3: Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/palhacos-brincalhoes_23715341.htm#page=6&query=circo&position=5&from_view=search&track=sph >. Acesso em 18 de abr. 2023. Disponível em: <>. Acesso em 18 abr. 2023.
O CIRCO NA ESCOLA
QUANDO PENSAMOS EM CIRCO, LOGO LEMBRAMOS DE PALHAÇOS E MÁGICOS.
MAS OUTRAS ATRAÇÕES TAMBÉM FAZEM PARTE DO ESPETÁCULO: MALABARISTAS, TRAPEZISTAS, CONTORCIONISTAS, EQUILIBRISTAS, ACROBATAS E MUITOS OUTROS.
ESSE ESPETÁCULO PODE TER EXERCÍCIOS NO SOLO E NO AR, COMBINANDO MOVIMENTOS BEM VARIADO DE PIRUETAS, ROLAMENTOS, PARADAS DE MÃO, PONTES, PIRÂMIDES HUMANAS, SALTOS… DE MANEIRA INDIVIDUAL OU COLETIVA E PODEM USAR APARELHOS (TRAPÉZIO, CORDA, FITA ELÁSTICA). ESSES MOVIMENTOS SÃO DA GINÁSTICA PARA TODOS.
FAZEM PARTE TAMBÉM DESSA PRÁTICA OS JOGOS DE MALABAR OU MALABARISMO E É EXATAMENTE ISSO QUE VAMOS CONHECER UM POUCO MAIS HOJE.
OS MATERIAIS QUE PODEM SER USADOS SÃO: BALÕES DE AR, BOLAS DE MEIA OU FEITAS COM JORNAL E FITA CREPE, LENÇOS (OU PEDAÇOS DE TECIDO) E ARCOS (BAMBOLÊS). E SÃO TRABALHADAS: AGILIDADE E COORDENAÇÃO MOTORA, RACIOCÍNIO LÓGICO, DOMÍNIO VISUAL E PSICOMOTRICIDADE, TRABALHO EM EQUIPE.
PARA PRATICAR O MALABARISMO, COMECE COM APENAS UM OBJETO, JOGANDO PARA CIMA E PEGANDO NOVAMENTE. DEPOIS QUE ESTIVER SEGURO, AUMENTE PROGRESSIVAMENTE O NÚMERO DE OBJETOS. ALUNOS QUE POSSUEM DIFICULDADES PODEM MANIPULAR UM BALÃO DE AR PRESO A SEU PUNHO COM BARBANTE. PODE SER TRABALHADO EM DUPLAS OU GRUPOS MAIORES, ONDE UNS ARREMESSAM PARA OS OUTROS.
ESSA PRÁTICA AUXILIA NA MELHORIA DAS CAPACIDADES FÍSICAS DE UMA FORMA GERAL, ALÉM DE TRAZER MUITA, MAIS MUITO DIVERSÃO.
QUESTÃO 1
ESCREVA QUAL O SENTIMENTO QUE VOCÊ TEM QUANDO PENSA EM UM ESPETÁCULO DE CIRCO:______________________________________________.
QUESTÃO 2
MARQUE A ALTERNATIVA ABAIXO QUE REPRESENTA O QUE VOCÊ MAIS GOSTA DE VER NAS APRESENTAÇÕES CIRCENSES?
A) PALHAÇO
B) MALABARISTA
C) TRAPEZISTA
D) MÁGICO
QUESTÃO 3
O QUE O MALABARISMO REPRESENTA?
A) A MANIPULAÇÃO DE UM OU MAIS OBJETOS
B) ROLAMENTO
C) PARADA DE MÃO
D) MÁGICA
QUESTÃO 4
ENCONTRE NO CAÇA-PALAVRAS, AS 3 PALAVRAS DA TABELA ABAIXO QUE REPRESENTAM ATRAÇÕES DO CIRCO.
MALABARISTA | TRAPEZISTA | ACROBATA |
M | A | L | A | B | A | R | I | S | T | A |
Q | W | E | R | T | Y | U | I | O | P | M |
C | Q | Q | W | W | E | R | T | Y | U | O |
S | D | A | C | R | O | B | A | T | A | W |
X | C | V | B | N | M | V | Z | X | D | D |
T | R | A | P | E | Z | I | S | T | A | C |
Autoria | Livia Analy Rezende Amancio |
Formação | Educação física |
Componente Curricular: | Educação física |
Habilidades: | (GO-EF01EF07) Conhecer e experimentar movimentos básicos da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais), de forma individual e em pequenos grupos, adotando procedimentos de segurança. (GO-EF01EF09) Praticar e fruir movimentos básicos da ginástica geral que possibilitem au-toconhecimento do corpo, reconhecendo suas possibilidades, potencialidades, limitações erespeitando as diferenças individuais. |
Referências | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. DC-GO Ampliado 2018/2019. DARIDO, Suraya Cristina. Práticas corporais: educação física: 1º e 2º ano: manual do professor. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. |