You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA – LETRAS, SONS E GRAFIAS

LÍNGUA PORTUGUESA – LETRAS, SONS E GRAFIAS

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA E HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.


SONS, LETRAS E GRAFIAS

A CAPACIDADE DE LER E ESCREVER POSSIBILITA QUE VOCÊ SE COMUNIQUE E SE FAÇA ENTENDER, POR MEIO DE MENSAGENS DE TEXTO, EMAILS, BILHETES, LISTAS, CARTAS, ENTREVISTAS DE TRABALHO, ENTRE OUTROS. 

SABER LER E ESCREVER TAMBÉM PERMITE QUE VOCÊ SEJA MAIS INDEPENDENTE E AUTÔNOMO, POIS VOCÊ SE TORNA CAPAZ DE BUSCAR INFORMAÇÕES, APRENDE A FAZER COISAS NOVAS E TOMA DECISÕES IMPORTANTES COM MAIS FACILIDADE E SEGURANÇA.  ISSO É ESSENCIAL PARA A VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL.

HOJE EM DIA, A MAIORIA DAS INFORMAÇÕES É COMPARTILHADA POR MEIO DE TEXTOS ESCRITOS, SEJA EM LIVROS, JORNAIS, REVISTAS, SITES, OU OUTROS MEIOS DE COMUNICAÇÃO.

VEJA ALGUNS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA APRENDER A LER E ESCREVER.

  • AS PALAVRAS QUE FALAMOS PODEM SER ESCRITAS.
  • ESCREVE-SE PARA ALGUÉM LER.
  • AS PALAVRAS SÃO FORMADAS POR SÍLABAS.
  • AS LETRAS DO ALFABETO POSSUEM SONS PRÓPRIOS. O SOM DE UMA LETRA OU UM CONJUNTO DELAS RECEBE O NOME DE FONEMA.
  • CADA LETRA POSSUI A SUA FORMA DE SER ESCRITA. GRAFEMA É UMA LETRA OU CONJUNTO DE LETRAS QUE REPRESENTA O SOM. 
  • EXISTEM LETRAS QUE POSSUEM DIFERENTES SONS, DEPENDENDO DA POSIÇÃO QUE OCUPAM NA PALAVRA, COMO POR EXEMPLO A LETRA X – PRÓXIMA E CAIXA.
  • AO TROCAR UMA LETRA DE UMA PALAVRA, VOCÊ MUDA O SEU SENTIDO E SEU SIGNIFICADO. VEJA ALGUNS EXEMPLOS: FACA E VACA, PANELA E JANELA, BATA E MATA

AS SITUAÇÕES COMUNICATIVAS DO SEU DIA A DIA SÃO ÓTIMAS OPORTUNIDADES PARA DESENVOLVER SUA CAPACIDADE DE LEITURA E ESCRITA. LEMBRE-SE DISSO!


QUESTÃO 1

SABER LER E ESCREVER PERMITE QUE VOCÊ SE TORNE MAIS INDEPENDENTE E SEGURO. POR QUÊ?


QUESTÃO 2

LEIA.

O TRABALHO É A BASE DO SUSTENTO
O ALICERCE DE UMA VIDA DIGNA
É O ESFORÇO QUE MOVE O TEMPO
E NOS FAZ PROGREDIR NA SINA.

FONTE: VERSO PRODUZIDO PARA O PORTAL.

INDIQUE A RESPOSTA QUE CONTÉM AS INFORMAÇÕES CORRETAS SOBRE A PALAVRA TRABALHO. 

(A)10 LETRAS – 3 SÍLABAS – LETRA INICIAL T – LETRA FINAL O

(B) 8 LETRAS – 3 SÍLABAS – LETRA INICIAL T – LETRA FINAL O 

(C) 9 LETRAS, 4 SÍLABAS –  LETRA INICIAL R, LETRA FINAL O    

(D) 7 LETRAS – 2 SÍLABAS – LETRA INICIAL T – LETRA FINAL O


QUESTÃO 3

LEIA.

JOÃO SEMPRE TRABALHOU DURO DESDE CEDO PARA SUSTENTAR SUA FAMÍLIA.FILHO MAIS VELHO DE UMA FAMÍLIA HUMILDE, PRECISOU ABANDONAR A ESCOLA AOS 14 ANOS PARA AJUDAR A MÃE A CUIDAR DOS IRMÃOS MAIS NOVOS. 

COMEÇOU COMO AJUDANTE EM UMA PEQUENA LOJA PRÓXIMA DE SUA CASA E, AOS POUCOS, FOI CONQUISTANDO SEU ESPAÇO. COM MUITO ESFORÇO, ECONOMIAS E UM EMPRÉSTIMO, CONSEGUIU ABRIR SUA PRÓPRIA LOJA ANOS DEPOIS. 

MAS NEM TUDO FOI FÁCIL. JOÃO ENFRENTOU DIVERSOS DESAFIOS.   HOJE, JOÃO JÁ ESTÁ APOSENTADO, MAS AINDA VISITA A LOJA TODOS OS DIAS PARA CONFERIR COMO ESTÃO AS COISAS.

EM SUA OPINIÃO, O FATO DO JOÃO PRECISAR ABANDONAR A ESCOLA SEM CONCLUIR OS ESTUDOS DIFICULTOU O SEU CRESCIMENTO PROFISSIONAL? POR QUÊ?   


QUESTÃO 4

ALGUMAS PALAVRAS QUE VOCÊ LEU NA HISTÓRIA DE JOÃO ESTÃO COM AS LETRAS EMBARALHADAS. REORGANIZE AS LETRAS E DESCUBRA QUAIS SÃO ESSAS PALAVRAS. DEPOIS, ESCREVA-AS OBSERVANDO: A LETRA INICIAL , A LETRA FINAL E A QUANTIDADE DE SÍLABAS.

ODUR – TOFA – JEHO – JAOL



QUESTÃO 5

INDIQUE A ALTERNATIVA QUE APRESENTA AS VOGAIS QUE ESTÃO FALTANDO NAS PALAVRAS.

FONTE: https://www.canva.com/design/DAFfu_GieZw/6xpJ87HWVrDuQC7TdCWtvg/

(A) U – I

(B) A – E

(C) U – A

(D) E – I


AUTORIAAna Cristina Pereira Diniz
FORMAÇÃOPedagoga
COMPONENTE CURRICULARLíngua Portuguesa e Ciências
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO(EJALP0153) Dominar as letras do alfabeto por meio do texto e do contexto. 
(EJALP0154) Compreender a consciência de palavras, sílabas e fonêmica em situações significativas. 
(EJAHI0106) Descrever-se: quem sou, minha trajetória de vida, com quem vivo, minhas necessidades e meu lugar no mundo.
REFERÊNCIASPARTER, R. Políticas do Design. 2 ed. São Paulo: Ubu, 2020.
COLELLO, S, M. Gasparian. Alfabetização: o quê, por quê e como. 1 ed. São Paulo: Summus, 2021