Esta proposta de atividade de ARTE/DANÇA é destinada aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
Expressão Criativa na Dança
A expressão criativa na dança ocorre quando os dançarinos criam movimentos espontâneos no momento da apresentação, sem uma coreografia pré-estabelecida. A expressão criativa pode ocorrer em um contexto solo, em um grupo ou com um parceiro.
Disponível em https://www.flickr.com/photos/vivadancafestival/26461947900/in/photostream/ Acesso em 11, abr. 2023
Existem várias técnicas e abordagens para a expressão criativa na dança, mas todas elas envolvem o uso da improvisação e da liberdade de movimento.
Em geral, a expressão criativa na dança começa improvisando movimentos com uma música ou uma inspiração específica. Os dançarinos ouvem a música e começam a se mover, deixando que o ritmo e o sentimento da música inspirem seus movimentos. Eles podem usar diferentes partes do corpo, diferentes níveis de movimento, diferentes qualidades de movimento, ou experimentar diferentes estilos de dança.
Durante uma expressão criativa em grupo, os dançarinos se comunicam uns com os outros através do movimento, respondendo aos movimentos dos outros e criando uma conversa improvisada. Eles podem se aproximar ou se afastar uns dos outros, formar padrões ou seguir cada um seu próprio caminho.
Disponível em https://pixabay.com/pt/photos/contato-improvisa%c3%a7%c3%a3o-contacto-impro-3684689/ Acesso em 11, abr. 2023
A expressão criativa em grupo é uma forma de explorar a interação entre os dançarinos e criar uma experiência única e espontânea para o público.
QUESTÃO 1
As técnicas e abordagens para a expressão criativa na dança envolvem
(A) criatividade e liberdade de movimento.
(B) técnicas precisas e movimentos coreografados.
(C) improvisação e coreografia pré-estabelecida.
(D) movimentos espontâneos e ritmos marcados.
QUESTÃO 2
A música é um dos recursos usados como inspiração para a expressão criativa na dança. Os dançarinos deixam que o ritmo e o sentimento da música inspirem seus movimentos, podendo usar diferentes
(A) recursos técnicos e possibilidades pré-estabelecidas.
(B) partes do corpo, níveis de movimento e estilos de dança.
(C) níveis de movimento, recursos técnicos e coreografias.
(D) movimentos coreografados e estilos de dança.
QUESTÃO 3
Como ocorre a expressão criativa na dança?
QUESTÃO 4
A expressão criativa em grupo faz com que os dançarinos se comuniquem entre si. Como ocorre essa comunicação?
Autoria: | Veruska Bettiol |
Formação: | Arte |
Componente Curricular: | Arte/Dança |
Habilidade: | (GO-EF09AR13-A) Pesquisar, apreciar e analisar variadas técnicas de improvisações tendo como referência formas distintas das danças tradicionais, cênicas, contemporâneas e urbanas em diferentes contextos e práticas estéticas. |
Referências | BIZERRIL, J. (2003). Dança e dialogia: etnografando o contato e improvisação. Cadernos de dança: revista de estudos antropológicos da dança e do corpo, 01, 15-34. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > Acesso em 23/02/2023. GIL, José. Movimento Total: O corpo e a dança. São Paulo, Iluminuras, 2004. LE BRETON, D. (2003). O corpo acessório In: Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. Campinas: Papirus. Le Breton, D. (2006). A sociologia do corpo. Rio de Janeiro: Vozes. OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos criativos. Petrópolis: Vozes, 1987. SOARES, Andresa. Improvisação e dança: conteúdos para a dança na Educação Física. Universidade Federal de Santa Catarina: Florianópolis, 1998. |