ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DA 1º PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
POLÍGONOS: TRIÂNGULOS E QUADRILÁTEROS
AS FORMAS GEOMÉTRICAS ABAIXO SÃO EXEMPLOS DE POLÍGONOS. NA IMAGEM TEMOS TRIÂNGULOS NA COR AZUL E QUADRILÁTEROS NA COR ALARANJADA.
OS TRIÂNGULOS SÃO FORMAS GEOMÉTRICAS COM TRÊS LADOS.
EXISTEM TRIÂNGULOS COM TODOS OS LADOS DE MESMO TAMANHO. NESTE CASO, O TRIÂNGULO É CHAMADO DE EQUILÁTERO.
O TRIÂNGULO COM DOIS LADOS COM MEDIDAS IGUAIS E UM LADO COM TAMANHO DIFERENTE, É CHAMADO DE ISÓSCELES. O TRIÂNGULO COM OS LADOS DE TAMANHOS DIFERENTES. É CHAMADO DE TRIÂNGULO ESCALENO.
QUADRILÁTERO É A FORMA GEOMÉTRICA COM QUATRO LADOS. SÃO QUADRILÁTEROS: O RETÂNGULO, O QUADRADO, O LOSANGO, O PARALELOGRAMO E O TRAPÉZIO.
QUESTÃO 1
O TANGRAM É UM QUEBRA-CABEÇAS COM 7 PEÇAS, TODAS NO FORMATO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS. NA IMAGEM TEM UM CAVALO MONTADO COM AS PEÇAS DO TANGRAM.
O NÚMERO DE TRIÂNGULO QUE SE VÊ NESSA IMAGEM É IGUAL A
(A) 4
(B) 5
(C) 6
(D) 7
QUESTÃO 2
AS ETIQUETAS COM OS NOMES DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS ESTÃO FORA DA ORDEM.
COLOCANDO ESSAS ETIQUETAS CORRETAMENTE, ASSOCIANDO A FIGURA AO SEU NOME, O CORRETO É
(A) 1 QUADRADO – 2 TRIÂNGULO – 3 RETÂNGULO – 4 TRAPÉZIO.
(B) 1 TRIÂNGULO – 2 QUADRADO – 3 TRAPÉZIO – 4 RETÂNGULO.
(C) 1 TRAPÉZIO – 2 QUADRADO – 3 TRIÂNGULO – 4 RETÂNGULO.
(D) 1 RETÂNGULO – 2 TRIÂNGULO – 3 QUADRADO – 4 TRAPÉZIO.
QUESTÃO 3
O BOSQUE JOSÉ EDUARDO DO NASCIMENTO FICA NO BAIRRO JARDIM DAS AMENDOEIRAS, REGIÃO LESTE DA CIDADE DE GOIÂNIA. ESSE BOSQUE CONTA COM PISTA DE CAMINHADA E ESTAÇÃO DE GINÁSTICA.
COM QUAL FIGURA GEOMÉTRICA ESSE BOSQUE SE PARECE?
QUESTÃO 4
AS CIDADES ESTÃO EM CONSTANTE MUDANÇA. ESSAS ALTERAÇÕES ACONTECEM PELA AÇÃO DO HOMEM NO MEIO EM QUE VIVE. QUAIS MUDANÇAS VOCÊ PERCEBE NO LOCAL ONDE VOCÊ MORA? SE MORA NESSE BAIRRO HÁ POUCO TEMPO, PODE CONVERSAR COM UM MORADOR ANTIGO E REGISTRAR OU CONTAR PARA A TURMA O QUE DESCOBRIU.
AUTORIA | CRISTIANE S SOUZA |
COMPONENTES CURRICULARES | MATEMÁTICA GEOGRAFIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO | (EJAMA0125) Classificar e comparar figuras planas, registrando as características em esquemas e tabelas. (EJAGE0117) Analisar e perceber as transformações espaciais, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos. |
REFERÊNCIAS | SOUZA, Cássia Garcia et al. É bom aprender – edição renovada, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, volume 2 – Educação de Jovens e Adultos. FTD, São Paulo, 2013, 1ª edição. |