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Língua Portuguesa – Gráficos

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

Disponível em: <https://www.canva.com> Acesso em: 21, março de  2023

Gráficos

Olá, estudantes!

Vejam a imagem seguinte:

Qual é o assunto apresentado? Qual é o público pesquisado?

A representação acima é um gráfico. 

O gráfico é um gênero textual que nos ajuda a entender dados quantitativos de maneira muito mais clara e visual. Eles são muito utilizados no universo matemático, mas também podem ser encontrados em outras áreas do conhecimento.

Além disso, os gráficos são verdadeiros facilitadores de leitura, pois nos auxiliam a compreender de forma mais fácil e rápida informações que poderiam ser complexas em um texto escrito. Com eles, podemos comparar dados, identificar tendências e visualizar informações de forma muito mais dinâmica.

Existem vários tipos de gráficos, os mais usados são:

Gráfico de barras: utilizado para comparar quantidades em diferentes categorias.

Gráfico de linhas: utilizado para mostrar a evolução de um elemento ao longo do tempo.

Gráfico de pizza: utilizado para mostrar a proporção de diferentes categorias em relação ao total.

Gráfico de dispersão: utilizado para mostrar a relação entre dois elementos.
Os elementos de um gráfico podem variar dependendo do tipo de gráfico utilizado, mas geralmente incluem: título, dados, eixos, legendas e fonte.

Atividades

O gráfico é um gênero textual que nos ajuda a entender dados quantitativos de maneira muito mais clara e visual. Eles são muito utilizados no universo matemático, mas também podem ser encontrados em outras áreas do conhecimento.

1- Qual é a função principal do gráfico?

(A) Mostrar informações de forma escrita.

(B) Facilitar a compreensão de dados quantitativos.

(C) Substituir o texto em documentos oficiais.

(D) Visualizar informações em uma sequência lógica.

(E) Facilitar a compreensão de dados qualitativos.


2- Qual é o tipo de gráfico mais utilizado para mostrar a proporção de diferentes categorias em relação ao total?

(A) Gráfico de barras

(B) Gráfico de linhas

(C) Gráfico de pizza

(D) Gráfico de dispersão

(E) Gráfico de bolhas


3- Qual é o tipo de gráfico mais utilizado para mostrar a relação entre dois elementos?

(A) Gráfico de barras

(B) Gráfico de linhas

(C) Gráfico de pizza

(D) Gráfico de dispersão

(E) Gráfico de bolhas


4- Veja o gráfico seguinte e responda:

a) Qual é o assunto apresentado? 


b) Qual é o público pesquisado?



5- Qual é a fruta mais preferida pelas crianças?



6- E a menos preferida?


Autoria:Gabriele Leandro Dias
Formação: Pedagogia/ Psicologia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades:(EF35LP20) Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempode fala e adequando a linguagem à situação comunicativa.
(EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam-se com a construção de sentido do texto.
Referências: 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2023.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.