ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Composição e decomposição numérica
A composição e decomposição de números com seis dígitos segue os mesmos princípios daqueles com dois, três ou quatro dígitos, mas envolve mais valores numéricos. Imagine peças de lego que você pode montar e desmontar, na composição e decomposição é como se estivéssemos ‘montando e desmontando’ os números.
Composição:
A composição numérica de um número com seis dígitos envolve combinar, ou juntar, os valores numéricos das unidades, dezenas, centenas, milhares, dezenas de milhares e centenas de milhares.
Por exemplo, o número 543.210 pode ser composto pelos seguintes valores numéricos:
5 centenas de milhar, 4 dezenas de milhar, 3 milhares, 2 centenas, 1 dezena
Decomposição:
A decomposição numérica de um número com seis dígitos envolve separar o número em suas partes menores de acordo com os valores numéricos das unidades, dezenas, centenas, milhares, dezenas de milhares e centenas de milhares.
Por exemplo, o número 543.210 pode ser decomposto nos seguintes valores numéricos:
500.000 + 40.000 + 3.000 + 200 + 10
QUESTÃO 1
Qual o número formado por 3 dezenas, 5 centenas, 8 milhares, 2 unidades, 7 dezenas de milhares e 9 centenas de milhar? Atenção ao valor posicional.
a) 456.297
b) 978.532
c) R$ 1.590,00
d) R$ 1.390,00
QUESTÃO 2
Qual a decomposição do número 123.456?
a) 10.000 + 20.000 + 34 + 50 + 6
b) 200.000 + 10.000 + 300 + 500 + 40 + 6
c) 100.000 + 20.000 + 3.000 + 400 + 50 + 6
d) 100.000 + 20.000 + 3.000 + 500 + 60 + 4
QUESTÃO 3
O número de alunos de uma escola é 4.275. Qual a soma dos valores correspondentes a ordem dos milhares e das dezenas?
QUESTÃO 4
Um número de seis dígitos é formado pelos seguintes algarismos: 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Qual o maior número que pode ser formado usando esses algarismos?
Autoria: | Lucyana Oliveira Borba |
Formação: | Pedagogia |
Componente Curricular: | Matemática |
Habilidades | (EF04MA02-B) Compor e decompor números naturais do sistema de numeração decimal até 10000, utilizando as propriedades multiplicativa e aditiva, como 15234 = 1x 10000 + 5 x 1000 + 2 x 100 + 3 x 10 + 4, por meio de estratégias diversas, como calculadoras e materiais didáticos como o ábaco e as fichas sobrepostas. (EF05MA01-A) Ler, escrever, comparar e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, com e sem a utilização de material manipulável. (EF05MA01-D) Compor e decompor números naturais até 100.000, utilizando as propriedades multiplicativa e aditiva, como 475.869 = 4 x 100.000 + 7 x 10.000 + 5 x 1.000 + 8 x 100 + 6 x 10 + 9 x 1, por meio de estratégias diversas (calculadoras e materiais didáticos como o ábaco e as fichas sobrepostas). |
Referências: | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CADERNO APRENDER SEMPRE – 2º Bimestre 2023- 5ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22. |