You are currently viewing Geografia — Importação e exportação

Geografia — Importação e exportação

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

Comércio internacional

O comércio internacional se refere às transações de importação e exportação entre os países. O comércio internacional é responsável por desenvolver as economias dos países, por meio desse mercado um país como o Brasil consegue vender as suas produções e comprar produtos e serviços que faltam no nosso país.

Importação

A importação se refere às compras internacionais realizadas pelo país, empresas e pessoas, essas compras são destinadas para consumo próprio ou revenda, esses produtos normalmente chegam ao país dentro de contêineres transportados por navios cargueiros.

Exportação

A exportação se refere ao processo de venda das mercadorias e serviços de um país para os outros países a partir do mercado internacional.

As exportações podem ser desenvolvidas diretamente: (as empresas que são produtoras vendem seus produtos diretamente para os outros países.), ou indiretamente: (as empresas produtoras vendem para outra empresa interna, e essa empresa revende os produtos para os outros países.).

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 01

Explique o que é o mercado internacional e como ele se organiza.

QUESTÃO 02

Pesquise as origens dos produtos que você tem e usa em casa, escreva no seu caderno o nome do produto, nome da empresa que produz, a localização da empresa produtora e a distância da empresa produtora até a sua casa. Com a pesquisa feita e as informações coletadas, produza uma tabela seguindo o exemplo a seguir:

Nome do produtoNome da empresaLocalização da empresa produtoraDistância da empresa produtora até a sua casa

QUESTÃO 03

Assinale a alternativa correta sobre o que se refere o processo a seguir:

Se refere ao processo de venda das mercadorias e serviços de um país para os outros países a partir do mercado internacional.

(A) Importação.

(B) Exportação.

(C) Transposição.

(D) Internacionalização.

QUESTÃO 04

Assinale a alternativa correta sobre o que se refere o processo a seguir:

Se refere às compras internacionais realizadas pelo país, empresas e pessoas, essas compras são destinadas para consumo próprio ou revenda.

(A) Exportação.

(B) Internacionalização.

(C) Regionalização.

(D) Importação.

Autoria:Prof. Me.: Gabriel Ramos Paiva
Formação:Licenciatura em Geografia;
Bacharelado em Geografia;
Licenciatura em Pedagogia;
Mestre em Geografia pelo IESA-UFG.
Componente Curricular:Geografia
Habilidades:(EF05GE05-C) Compreender a diferença entre importação e exportação.
Referências:SEGALIS, Gabriel; FRANÇA, Ronaldo; ATSUMI, Shirley Yurica Kanamori. Fundamentos de exportação e importação no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012. Disponível em: <http://professor.pucgoias.edu.br/sitedocente/admin/arquivosUpload/17553/material/FUNDAMENTOS%20DE%20EXPORTA%C3%87%C3%83O%20E%20%20IMPORTA%C3%87%C3%83O.pdf>. Acesso em 14 de Abril de 2023.