You are currently viewing História – Religião na Antiguidade

História – Religião na Antiguidade

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos-EJA

Relevo assírio mostrando a luta entre Marduc e Tiamat. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Marduks_strid_med_Tiamat.jpg> acesso em 12, abr. 2023.

RELIGIÃO NA ANTIGUIDADE

Veja esta situação:

Para que serve a religião? A religião foi produzida pela humanidade como resultado do desejo de explicar a origem do mundo, como uma base para a conduta ética, como forma de expressão da perplexidade diante do mistério da vida. Foi um elemento central na definição da cultura dos povos da Antiguidade.

Religião mesopotâmica

Havia o caos primordial. Primeiro surgiram os deuses, aos pares, de uma massa informe e aguada que existia desde a eternidade. Os babilônios imaginaram esse material divino semelhante às terras pantanosas da Mesopotâmia.

Surgiram Apsu (as águas doces dos rios), sua esposa Tiamat (o mar salgado) e Mummu, o Ventre do caos – eram deuses sem forma e identidade bem definidas. Deles saiu uma sucessão de outros deuses mais aperfeiçoados: Lahmu e Lahamn, aluvião; Ansher e Kishar, céu e mar; Anu, o Céu, e Ea, a Terra.

Os deuses novos rebelaram-se contra seus pais, só não conseguiram derrotar Tiamat. Marduc, o deus sol, filho de Ea, a matou após uma longa batalha. Ele resolveu criar o mundo e concebeu as leis que manteriam tudo no seu lugar. Mas a vitória não estava completa, seria alcançada com uma liturgia praticada todo ano. Os deuses se reuniram em Babilônia e construíram o templo onde seriam realizados os ritos. A manutenção da criação dependia da obediência constante às leis.

Por último, Marduc criou o homem matando Kingu, um deus aparvalhado, e misturando seu sangue ao pó. O homem não é o ponto principal da criação, mas participa da natureza divina, pois foi feito com substância de um deus.

Religião na Antiguidade

Essa é a narrativa do poema épico, Enuma Elish, que comemorava a vitória dos deuses sobre o caos, e era recitado no quarto dia da grande festa do Ano Novo. Ela durava onze dias, era realizada na cidade de Babilônia onde se praticava atos simbólicos que dramatizavam a luta dos deuses contra as forças de destruição.

A espiritualidade mesopotâmica era semelhante à de outros povos da Antiguidade. Nela, podemos identificar o senso do espiritual impregnando todos os níveis da vida.

Os babilônios acreditavam que os deuses haviam revelado seu estilo de vida aos ancestrais atribuindo suas conquistas culturais a eles. A Babilônia era uma imagem do céu. O mundo dos homens era uma cópia do que existia no reino divino. Esta percepção esteve presente desde a mitologia, os rituais até na organização social dos povos antigos.

Outra percepção é a da relação entre humanos e deuses. Acreditavam que só poderiam ser humanos participando da vida divina. Dessa visão resultou uma concepção holística: mundo natural, homens, mulheres e deuses participavam da mesma natureza e derivavam da mesma substância divina. Os deuses não estavam numa esfera e o ser humano noutra, estavam na mesma situação. A única diferença é que eram imortais e mais poderosos. Esta visão era comum no mundo antigo.

Neste mito, Babilônia era um lugar sagrado, centro do mundo e morada dos deuses. Essa ideia estava presente em quase todos os sistemas religiosos da Antiguidade.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

Você tem religião? Qual a importância da religião para a definição de quem é você?

QUESTÃO 2

Quais as diferenças e semelhanças entre a sua crença e as crenças da Mesopotâmia?

QUESTÃO 3

Assinale a alternativa correta quanto à concepção de deus na religião mesopotâmica.

(A) A religião mesopotâmica cultuava um único deus.

(B) A religião mesopotâmica considerava que tudo era deus.

(C) A religião mesopotâmica cultuava um deus e vários santos.

(D) A religião mesopotâmica cultuava vários deuses.

QUESTÃO 4

A religião praticada na Babilônia tinha características comuns à que era praticada por outros povos da Antiguidade. Marque a alternativa que contém estas características comuns.

(A) O espiritual está em todos os níveis da vida, o mundo dos homens é uma cópia do reino divino, homens e deuses participam da mesma natureza.

(B) Babilônia era um lugar sagrado, os deuses eram considerados imortais enquanto os homens eram considerados mortais.

(C) A narrativa mitológica estava contida num poema épico, a grande festa de Ano Novo durava onze dias, a Mesopotâmia era uma região entre dois rios.

(D) A espiritualidade mesopotâmica era semelhante à de outros povos da Antiguidade, a religião era politeísta, Babilônia era uma imagem do céu.

Autoria:Anísio José Pereira Filho
Formação:História
Componente Curricular:História
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAHI0415) Compreender a diversidade social-religiosa, através dos estudos da cultura e religião de povos da antiguidade.
Referencial teórico:ARMSTRONG, Karen. Uma história de Deus. Companhia de Bolso. Edição do Kindle.