You are currently viewing Educação Física: Esporte e Bem-Estar

Educação Física: Esporte e Bem-Estar

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Freepik.com

Esporte e Bem-Estar

O mundo do trabalho é essencial tanto para o desenvolvimento individual, quanto de toda a sociedade. Contudo, o excesso de responsabilidades e as pressões do mundo do trabalho provocam o surgimento e aumento do estresse no trabalhador, que associado a má alimentação e o sedentarismo, abrem caminho para o desenvolvimento de distúrbios emocionais e alterações fisiológicas que podem provocar doenças como a obesidade, o diabetes, a hipertensão, a depressão e a ansiedade.

Por outro lado, a prática esportiva voltada para o condicionamento físico, educação e lazer promovem benefícios opostos aos malefícios causados pelo estresse e o sedentarismo típicos do mundo do trabalho.

Através da prática esportiva podemos desenvolver muitos benefícios para nosso corpo e metabolismo, em especial, estimulando e aumentando a produção de proteínas como a miocina e hormônios como a irisina, ou de neurotransmissores como a beta endorfina, a serotonina e a dopamina.

Todas essas substâncias (proteínas, hormônios e neurotransmissores) são estimuladas e produzidas durante a prática esportiva e provocam a sensação de bem-estar no corpo e, por isso, são consideradas antidepressivas.

A sensação de bem-estar é decorrente de muitos fatores, como a alimentação correta e balanceada, os relacionamentos interpessoais, familiares e sociais, a auto estima, o controle do estresse e, claro, da prática esportiva ou de outras atividades físicas.

O bem-estar, é portanto, uma visão mais ampliada de saúde que devemos buscar para nossa vida, onde não importa apenas a ausência de doenças, ou acesso a bens e serviços de saúde de qualidade, mas também é fundamental cuidar dos sentimentos que vivenciamos em relação a nós mesmos e a nossa vida.

Então, podemos concluir que apesar da saúde envolver questões políticas, econômicas e sociais que afetam nossa visão e sentimentos sobre nós mesmos e sobre as nossas vidas, a prática esportiva pode contribuir muito para desenvolvermos um estado de bem-estar.

Questão 1

O mundo do trabalho é essencial para o nosso desenvolvimento pessoal, contudo o excesso de responsabilidades e pressões, associadas a má alimentação e o sedentarismo, podem

(A) curar doenças como obesidade, diabetes, hipertensão, depressão e ansiedade.

(B) melhorar nossa capacidade produtiva e sensação de bem-estar.

(C) prevenir doenças como obesidade, diabetes, hipertensão e depressão.

(D) causar doenças como obesidade, diabetes, hipertensão, depressão e ansiedade.

Questão 2

A prática esportiva voltada para o condicionamento físico, educação e lazer estimula a produção de

(A) substâncias que aumentam o estresse no corpo.

(B) substâncias que trazem a sensação de bem-estar.

(C) gordura localizada em diferentes partes do corpo.

(D) substâncias prejudiciais à nossa saúde.

Questão 3

O que é bem-estar?

Questão 4

Quais fatores podem afetar e/ou determinar o nosso bem-estar?

Autoria:Luciano Alves de Oliveira
Formação:Educação Física
Componente curricular:Educação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAEF0409) Compreender, discutir e apropriar-se dos conhecimentos sobre saúde no contexto esportivo
(EJAEF0410) Refletir e dialogar sobre a saúde enquanto uma questão econômica, política e social
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022