O Conexão Escola – “Sustentabilidade em Conexão” é um quadro educativo que aborda temáticas relacionadas ao meio ambiente, com o objetivo de sensibilizar, incentivar e auxiliar as unidades educacionais no desenvolvimento de posturas e hábitos com responsabilidade socioambiental, devidamente alinhados aos documentos norteadores em vigência.
PILAR AMBIENTAL DA SUSTENTABILIDADE
O episódio “Pilar Ambiental da Sustentabilidade” parte da pergunta deixada no programa anterior: existe alguma forma de despoluir e reaproveitar água usando a tecnologia? Apresentamos um papo com o Engenheiro Ambiental e professor universitário Danillo Cunha, que mostrou o sistema instalado em um prédio de Goiânia desenvolvido para usar águas cinzas (vindas do banho, ar condicionados e da pia do banheiro) na rega de plantas do paisagismo local e limpeza de áreas comuns. Para que isso aconteça, um processo de purificação foi montado, usando química, física e um tanto de eletrônica!
Competência geral | Competência 4. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. |
Habilidades | Ciências da Natureza (EF05CI02-C) Reconhecer que as ações antrópicas interferem no ciclo hidrológico afetando a disponibilidade de água. (EF05CI04) Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos.(EF05CI04) Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos. Geografia (EF05GE11-B) Propor soluções, inclusive tecnológicas, para os problemas socioambientais encontrados e vivenciados na sua comunidade. |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | Ciências da Natureza (EJACI0106) Distinguir as formas de uso dos materiais do cotidiano, suas origens e relacionar ao consumo consciente. (EJACI0203) Reconhecer que as ações dos seres humanos interferem no ciclo hidrológico e compartilhar reflexões para a conservação da água na indústria, na casa, na escola e no trabalho. (EJACI0210) Propor formas sustentáveis de utilização da água e de outros materiais (minerais, plásticos, papel, madeira, dentre outros.) para a manutenção desses recursos. [Geografia] (EJAGE0214) Analisar e investigar os usos dos recursos naturais, principalmente de água potável e os impactos e consequências do seu mau uso. |