You are currently viewing Ciências da Natureza – Transformações químicas

Ciências da Natureza – Transformações químicas

Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes do 4º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA


Imagem 1: Combustão. Fonte: Canva. Disponível em https://www.canva.com/pt_br. Acesso em 07/03/2023.

TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS

As transformações químicas são processos em que uma ou mais substâncias sofrem alterações em suas propriedades químicas, resultando em novas substâncias com propriedades diferentes das substâncias originais. Essas transformações podem ocorrer naturalmente ou serem induzidas por intervenção humana.

Um exemplo comum de transformação química é a combustão, na qual uma substância reage com o oxigênio do ar, gerando calor e liberando gases. A fermentação, que é um processo em que micro-organismos transformam açúcares em álcool e gás carbônico também é exemplo; assim como o processo de decomposição da matéria orgânica.

Para identificar se ocorreu uma transformação química, é preciso observar se houve mudança nas propriedades das substâncias envolvidas, como cor, odor, sabor, temperatura, pressão, a formação de um precipitado (que ocorre quando dois líquidos se misturam e formam um sólido insolúvel), etc. Também é importante verificar se houve formação de novas substâncias ou se houve liberação ou absorção de energia. Quando ocorre a liberação de calor, chamamos essa reação de exotérmica, enquanto a absorção de calor caracteriza uma reação endotérmica. O aparecimento de bolhas ou a formação de um gás também são evidências comuns de uma transformação química.

Imagem 2: Decomposição da maçã. Fonte: Canva. Disponível em https://www.canva.com/pt_br. Acesso em 07/03/2023.

Observar essas evidências é fundamental para compreender a dinâmica das reações químicas e suas aplicações na indústria, medicina, meio ambiente, entre outros. Por isso, é importante estar atento aos reagentes e produtos envolvidos e às mudanças que ocorrem durante as reações químicas. Os reagentes são as substâncias que iniciam a reação química, enquanto os produtos são as substâncias resultantes da reação. Com esse conhecimento, é possível compreender melhor as reações químicas e suas aplicações no nosso cotidiano.

QUESTÃO 1

As transformações físicas e as transformações químicas fazem parte do nosso cotidiano e das dinâmicas do nosso planeta. Realize o seguinte experimento, proposto pela Unicamp, seguindo o passo a passo:

Imagem 1: experimento. Fonte: UNICAMP, editado no Canva (criado pela autora em 07/03/2023). disponível em https://gpquae.iqm.unicamp.br/experimentos/E5.pd. Acesso em 05/03/2023.

Para cada mistura, observe e anote o que ocorreu: transformação física ou química. Argumente o porquê das suas respostas.

QUESTÃO 2

Ouça atentamente os resultados e discussões referentes ao experimento e transcreva aquele referente à transformação química ocorrida no experimento. Esteja atento ao uso da acentuação e pontuação!

QUESTÃO 3

Sobre as transformações físicas, podemos afirmar que

(A) em todas as situações, são reversíveis.
(B) sempre formam novos produtos.
(C) liberam luz, odor ou fumaça.
(D) o derretimento do gelo é um exemplo.

QUESTÃO 4

Analise a imagem a seguir, contendo o gás hidrogênio (H2), o gás oxigênio (O2) e a água (H2O).

Imagem 2: formação da água. Fonte: Paintbrush (criado pela autora em 07/03/2023).

De acordo com o observado, é possível afirmar que

(A) ocorreu uma transformação física, formando a água (H2O).
(B) trata-se de uma transformação química, formando H2O.
(C) os reagentes são o H2O e os produtos são o H2 e O2.
(D) os reagentes são os H2 e os produtos são os O2.


AutoriaMariana Araguaia
FormaçãoCiências Biológicas
Componentes CurricularesCiências da Natureza e Língua Portuguesa (integração)
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJACI0405) Observar nas transformações químicas quais são os reagentes e os produtos e distinguir as evidências da transformação.
(EJALP0430) Utilizar sinais de pontuação, acentuação e outros sinais gráficos, tendo em vista a construção de sentido do texto.(EJALP0431) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita.
ReferênciasCARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p.

GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2023. 235p. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/24-eja?download=425:documento-curricular-para-a-rme-de-goiania-eja. Acesso em 23/03/2023.

HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p.
UNICAMP. Proposta aula experimental transforma\347\365es qu\355micas.doc. Disponível em <https://gpquae.iqm.unicamp.br/experimentos/E5.pdf>. Acesso em 05/03/2023.