Esta proposta de atividade de Geografia com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Formação do território brasileiro
A extensão territorial de um país pode mudar, os conflitos entre diferentes povos e até mesmo acordos entre dois países podem alterar as fronteiras e definir novos limites ao território de um país. Considerando que o território é formado ao longo do tempo, ao passo que a sociedade vai ocupando o espaço geográfico é definido novos limites territoriais.
No Brasil não foi diferente e vivenciamos alterações nas fronteiras brasileiras que ocorreram mesmo após a colonização portuguesa. A organização do território também sofreu alterações, as capitanias deram espaço para as províncias no Brasil Imperialista (1822) e com a Proclamação da República as províncias passaram a ser reconhecidas por estados (1889).
A divisão político- administrativa do Brasil, como conhecemos hoje, é recente, a última alteração ocorreu em 1988 quando nascia o estado de Tocantins. A primeira capital do Brasil foi Salvador, no entanto, pela necessidade da capital está próxima da região onde explorava- se minérios e dentre outros fatores em 1763 foi transferida para o Rio de Janeiro que abrigou a capital federal até 1960 quando este posto é assumido por Brasília em um ousado projeto de interiorização do Brasil.
Atualmente o Brasil está dividido em 27 Unidades da Federação, sendo composto por 26 estados e um Distrito Federal. O Brasil que já possuiu parte do território onde hoje é o Uruguai até meados de 1825 (Cisplatina) e adquiriu da Bolívia, em 1903, o território onde hoje é o estado do Acre, no momento tem as fronteiras do seu território reconhecidas e respeitadas pelos países vizinhos o que garante a soberania nacional do Brasil.
RESPONDA AS QUESTÕES
Observe as imagens para responder às questões 01 e 02.
QUESTÃO 1
Quais diferenças você notou no território brasileiro entre os dois mapas?
QUESTÃO 2
De acordo com os mapas assinale alternativa correta:
(A) A Figura I apresenta uma possibilidade de organização do território brasileiro diferente da proposta na Figura II, ainda que em ambas as imagens o Brasil apresenta a mesma extensão territorial.
(B) Ao observar as Figuras I e II é possível concluir que ao longo da sua história o território brasileiro não passou por nenhuma alteração em suas fronteiras.
(C) A Figura II destaca os limites dos estados brasileiro de forma mais eficiente, ao ponto que observamos linhas que não foram traçadas na Figura I, como o limite entre Goiás e Tocantins.
(D) Ao observar as Figuras I e II compreendemos a formação do território brasileiro, as fronteiras do Brasil e os limites entre os estados brasileiros sofreram alterações ao longo do tempo.
QUESTÃO 3
Em 1988 nascia o Tocantins, o estado mais novo do Brasil marca a última alteração no mapa político- administrativo brasileiro. Atualmente o Brasil é composto por:
(A) 25 Unidades da Federação, sendo 24 estados e 1 Distrito Federal.
(B) 26 Unidades da Federação, sendo 24 estados e 2 Distritos Federais.
(C) 27 Unidades da Federação, sendo 26 estados e 1 Distrito Federal.
(D) 28 Unidades da Federação, sendo 26 estados e 2 Distritos Federais.
QUESTÃO 4
Considerando que em 1960 Brasília se torna a capital federal, aponte quais outras cidades já foram capitais do Brasil desde a colonização portuguesa.
Autoria: | Ailton Silva |
Formação: | Geografia |
Componente Curricular: | Geografia |
Habilidades: | (EF07GE02-A) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil. |
Referências | ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 7° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. BACELAR, T. O Brasil ainda precisa se consolidar como nação. Boletim Regional: informativo da política nacional de desenvolvimento regional, Brasília, DF: Ministério da Integração Nacional, n. 2, p. 14-22, maio/ago. 2006. Entrevista concedida ao jornalista Eduardo Ferreira. Disponível em: . Acesso em: fev, 2022. BAGGIO, Ulysses da Cunha . A formação do território brasileiro em perspectiva: modernização, desenvolvimentismo e apropriação corporativa do espaço. Estudos Geográficos (UNESP) , v. 16,N.1, p. 91-110, 2018. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/pesquisa/artigos/capitanias/recursos/177618>. Acesso em: mar. 2023. FIGUEIREDO, A. H. Formação territorial. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv97884_cap1.pdf>. Acesso em: mar. 2023. SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001. 474 p. OLIVEIRA, R. T; SANTOS, F. K. S. O início da formação territorial brasileira: Uma reflexão sobre o território em Suape. Disponível em: <periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/229147>. Acesso em: mar. 2023. |