Esta proposta de atividade de ARTE/DANÇA é destinada aos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.
A improvisação na dança é uma técnica em que os movimentos são criados espontaneamente, sem uma coreografia pré-estabelecida. Isso permite que os dançarinos expressem sua individualidade e criatividade através do movimento, e também permite que a dança evolua a cada apresentação, tornando cada uma delas única e especial.
A improvisação na dança pode ser criada em muitas formas de dança, incluindo dança contemporânea, jazz, dança do ventre, hip hop e outras. É frequentemente utilizada em apresentações de dança ao vivo, bem como em competições de dança. Requer habilidades de escuta ativa e resposta rápida, pois os dançarinos precisam proteger às escolhas de movimento uns dos outros enquanto se movem no espaço. Também é uma forma de explorar novas possibilidades de movimento e experimentar diferentes estilos e técnicas de dança.
Se torna desafiador, pois permite que os dançarinos se conectem com a sua expressão mais criativa e artística.
Acesso em 03, abril. 2023
Existe uma técnica de improvisação denominada Contato/Improvisação que pode ocorrer em duplas, grupos ou conjuntos. Trata-se de um estilo de dança improvisacional em que os dançarinos exploram o movimento em contato físico próximo. Os dançarinos usam a força da gravidade e do impulso para se moverem juntos e criarem movimentos fluidos, muitas vezes através de toques e empurrões suaves e seguros.
O Contato/Improvisação foi desenvolvido na década de 1970 por Steve Paxton e outros dançarinos, como uma forma de explorar o potencial criativo do contato físico e da improvisação. O estilo enfatiza a escuta do corpo e da interação com outros dançarinos, e encoraja a expressão individual dentro de um contexto de colaboração e respeito mútuo. O Contato/Improvisação pode ser realizado por dançarinos de diferentes níveis de habilidade e experiência.
QUESTÃO 1
A improvisação na dança é uma técnica em que
(A) os movimentos acontecem em direções, planos e níveis pré-estabelecidos.
(B) os movimentos são criados espontaneamente, sem uma coreografia pré-estabelecida.
(C) os movimentos são desenvolvidos por meio da telepatia.
(D) os movimentos são espontâneos e o foco é apenas em algumas partes do corpo.
QUESTÃO 2
Existe uma técnica de improvisação denominada Contato/Improvisação que pode ocorrer
(A) individual, duplas ou equipes.
(B) em grupos, individual ou conjuntos.
(C) em equipes, duplas ou individual.
(D) em duplas, grupos ou conjuntos.
QUESTÃO 3
Como pode ser uma improvisação em dança?
QUESTÃO 4
Como é chamado o estilo de dança improvisacional em que os dançarinos exploram o movimento em contato físico próximo? E como pode ser realizado?
Autoria: | Veruska Bettiol |
Formação: | Arte/Artes Visuais |
Componente Curricular: | Arte/Dança |
Habilidade: | (GO-EF07AR12-A) Criar, jogar e improvisar movimentos dançados, de modo coletivo, colaborativo e autoral, considerando aspectos estruturais, dinâmicos e expressivos de elementos constitutivos do movimento, explorando diferentes matrizes estéticas e culturais. Dialogar com a produção artística goiana, seus distintos processos e fazeres. |
Referências | BIZERRIL, J. (2003). Dança e dialogia: etnografando o contato e improvisação. Cadernos de dança: revista de estudos antropológicos da dança e do corpo, 01, 15-34. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > Acesso em 23/02/2023. GIL, José. Movimento Total: O corpo e a dança. São Paulo, Iluminuras, 2004. LE BRETON, D. (2003). O corpo acessório In: Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. Campinas: Papirus. Le Breton, D. (2006). A sociologia do corpo. Rio de Janeiro: Vozes. OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos criativos. Petrópolis: Vozes, 1987. SOARES, Andresa. Improvisação e dança: conteúdos para a dança na Educação Física. Universidade Federal de Santa Catarina: Florianópolis, 1998. |