ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Eventos aleatórios
Um evento aleatório é um evento cujo resultado não pode ser previsto com certeza. Isso significa que, embora possamos ter uma ideia do que pode acontecer, não podemos ter certeza absoluta do resultado final. Alguns exemplos de eventos aleatórios incluem jogar um dado, lançar uma moeda ou tirar uma carta de um baralho.
Vamos tomar como exemplo o lançamento de uma moeda. Quando lançamos uma moeda, podemos prever que existem apenas dois resultados possíveis: cara ou coroa. No entanto, não podemos ter certeza absoluta de qual resultado ocorrerá.
Outro exemplo seria jogar um dado de seis lados. Sabemos que existem seis possíveis resultados: 1, 2, 3, 4, 5 ou 6. No entanto, novamente, não podemos ter certeza absoluta de qual número será sorteado em cada jogada.
Eventos aleatórios são estudados em probabilidade e estatística. A probabilidade é uma forma de medir a chance de um evento ocorrer, enquanto a estatística é usada para analisar e interpretar dados resultantes desses eventos.
O estudo de eventos aleatórios é importante em muitas áreas, incluindo jogos, negócios, ciência e muito mais. É uma ferramenta poderosa para ajudar a prever resultados futuros e tomar decisões informadas.
QUESTÃO 1
Observe a imagem:
Escolhendo aleatoriamente um cabide dessa arara, é possível pegar um vestido vermelho? Explique:
QUESTÃO 2
Veja a seguinte imagem:
Sem olhar, você vai pegar uma dessas bolas enumeradas. Quantas chances existem de a bola escolhida ser um número par?
a) é impossível saber
b) três chances
c) qualquer bola escolhida será um número par
d) duas chances
QUESTÃO 3
Usando as três cartas abaixo, faça o que se pede:
Escreva os números de três algarismos que podem ser formados virando uma carta de cada vez.
QUESTÃO 4
Observe:
Jogando três dados, de seis faces, ao mesmo tempo, qual a maior ‘soma’ que pode ser obtida?
a) 12
b) 18
c) 24
d) 30
Autoria | Lucyana Oliveira Borba |
Formação | Pedagogia |
Componente Curricular | Matemática |
Habilidades | (EF02MA21-A) Identificar e registrar em tabelas, resultados de eventos cotidianos aleatórios como pouco prováveis, muito prováveis, improváveis e impossíveis, com uso de materiais manipuláveis que permitem experimentos aleatórios tais como moedas, dados, peças de dominó. Exemplo: em um jogo com dois dados, perceber quais as somas que podem sair, quais são impossíveis e quais são mais prováveis.(EF02MA21-B) Relacionar a classificação dos resultados de eventos cotidianos aleatórios para tomada de decisões em situações diversas. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CADERNO APRENDER SEMPRE – 1º Bimestre 2023- 3ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22. |