Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 6° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
A História e as fontes históricas
Fontes históricas são documentos, artefatos, testemunhos e vestígios deixados pelo passado e que os historiadores usam para entender e reconstruir a história. Essas fontes são a base para a pesquisa histórica e permitem que os historiadores estudem eventos e processos do passado.
As fontes históricas podem ser classificadas em diversas categorias, como fontes escritas (como diários, cartas, tratados, leis, jornais, entre outros), fontes orais (como depoimentos, entrevistas e narrativas transmitidas oralmente), fontes visuais (como pinturas, fotografias, mapas, gravuras, entre outros) e fontes materiais (como objetos, edifícios, monumentos, moedas, entre outros).
Cada tipo de fonte histórica tem suas próprias características, vantagens e limitações em relação ao estudo histórico. O uso adequado e crítico das fontes históricas é essencial para a produção de um conhecimento histórico confiável e rigoroso. Abaixo temos um exemplo de fonte histórica. O sítio arqueológico Toca da Onça, localizado em Formosa/GO As inscrições datam, surpreendentemente, de aproximadamente 4 mil anos!
Sítia Arquelógico Toca da Onça, Formosa – GO. Imagem do autor.
RESPONDA AS QUESTÕES
Questão 1
Determine o que são “Fontes Históricas”?
Questão 2
Caracterize Griôs, relacionados ao continente africano. E qual sua importância em suas respectivas culturas?
Questão 3
Marque a opção que apresente duas fontes históricas imateriais.
(A) piscina e lagoa;
(B) festas e danças;
(C) casas e prédios;
(D) computador e tablet
Questão 4
Como fontes históricas escritas temos apenas:
(A) lápis, caderno e fichário;
(B) cartas, diários e jornais;
(C) revistas, jornais e estátuas;
(D) estátuas, calendários e datas.
Autoria: | Prof. Esp.: Uilson Silva Duarte |
Formação: | História |
Componente Curricular: | História |
Habilidades: | (EF06HI02) Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas. (GO-EF06HI02-B) Conhecer as diversas possibilidades de documentos: fontes históricas e vestígios, como ferramentas de pesquisa e interpretação do passado, dentre elas a história oral como uma forma de preservar e/ou redefinir o conhecimento histórico e a memória. (GO-EF06HI02-C) Problematizar a neutralidade e objetividade das fontes e das análises historiográficas, reconhecendo que não são isentas de valores, ou indiferentes a pressões de seu tempo e que foram produzidas segundo determinados interesses e estratégias. |
Referência bibliográfica: | BARROS, José D‟Assunção. Fontes Históricas – uma introdução aos seus usos historiográficos. Petrópolis: Editora Vozes, 2019. BARROS, José D‟Assunção. A Fonte Histórica e seu lugar de produção. Petrópolis: Editora Vozes, 2020. |