Esta proposta de atividade de Geografia com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Estações do ano
As estações do ano são um fenômeno natural que ocorre devido à inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol. Durante sua órbita em torno do Sol, a Terra passa por quatro estações: primavera, verão, outono e inverno. Cada estação é caracterizada por diferenças climáticas distintas, incluindo variações na temperatura, na quantidade de luz solar, nas condições meteorológicas e na paisagem.
O verão e o inverno são as principais estações, enquanto primavera e outono são conhecidas como estações de transição. A passagem entre as estações é marcada pelos solstícios e os equinócios, esses eventos astronômicos são compreendidos pela incidência de raios solares em relação a inclinação da Terra.
Os solstícios, ocorrem em dezembro e junho, marcam o início do verão e do inverno. Os equinócios ocorrem em setembro e março e marcam o início da primavera e do outono. Observe a imagem:
Como podemos observar na Imagem I, as estações do ano são opostas de acordo com o hemisfério. Logo, se é verão no hemisfério norte será inverno no hemisfério sul e quando for primavera no norte será outono no sul.
Não são todas as regiões da Terra que apresentam as mesmas características durante as estações do ano, as regiões temperadas (entre os trópicos e os círculos polares) apresentam as quatro estações do ano bem definidas conforme o exemplo:
Primavera: Época da floração, apresenta temperaturas mais agradáveis.
Verão: Apresenta dias mais longos e noites curtas, onde encontramos as maiores temperaturas ao longo do ano.
Outono: Marcada pelo período onde as folhas caem das árvores e os frutos amadurecem.
Inverno: Apresenta noites mais longas e dias mais curtos, onde encontramos as menores temperaturas ao longo do ano.
Nas áreas de clima tropical, como no estado de Goiás, encontramos apenas duas estações do ano bem definidas o verão (quente e chuvoso) e o inverno (menos quente e seco).
RESPONDA ÀS QUESTÕES
QUESTÃO 1
É pleno verão, convite à praia
De repente é carnaval
Quando o outono chegar
Vai trazer a fartura que a própria natura
Vai se orgulhar
Festa junina, em nosso inverno é tradição
Prenúncio da mais bela estação
A primavera vai chegar
As quatro estações do ano – Jair Rodrigues
Composição: Bidi
a) Qual movimento realizado pela Terra é responsável por definir as estações do ano?
b) Leia a canção e aponte quais são as quatro estações do ano evidenciadas na letra da música.
QUESTÃO 2
Assinale a alternativa correta sobre a relação que podemos estabelecer entre as características das estações do ano no Brasil e a charge.
(A) Pouco conhecimento que o brasileiro detem sobre as estações do ano, considerando que todo território brasileiro apresenta as quatro estações bem definidas e com paisagens distintas.
(B) A situação constragerdora que a representação do Brasil está inserida, as mudanças diárias e constantes das estações do ano atrapalham a organização da vida das pessoas.
(C) Boa parte do território brasileiro apresenta clima tropical e não tem as quatro estações do ano bem definidas. Na região centro- oeste o verão é quente e chuvoso e o inverno é seco.
(D) O Brasil apresenta apenas duas estações do ano bem definidas em todo o seu território, no inverno as temperaturas caem expressivamente e é comum nevar em todas as regiões brasileiras.
QUESTÃO 3
De acordo com a imagem as estações do ano correspondente a cada hemisfério são:
(A) Hemisfério Sul: Verão / Hemisfério Norte: Inverno
(B) Hemisfério Sul: Inverno / Hemisfério Norte: Verão
(C) Hemisfério Sul: Primavera / Hemisfério Norte: Outono
(D) Hemisfério Sul: Outono / Hemisfério Norte: Primavera
QUESTÃO 4
Considerando a data que você está realizando essa atividade, aponte em qual estação do ano estamos e descreva as características possíveis de serem observadas.
Autoria: | Ailton Silva |
Formação: | Geografia |
Componente Curricular: | Geografia |
Habilidades: | (EF06GE03B/C) Compreender e descrever os de rotação e translação do planeta Terra e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos. |
Referências: | ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 6° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. A ESCALA DO UNIVERSO. Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/oei/cgu/sca/sca.htm>. Acesso em 21, mar. 23. CRUZ, C. M. NEM PLANA, NEM REDONDA: DEFINIR A FORMA EXATA DA TERRA É UM DESAFIO. Disponível em: <https://cienciahoje.org.br/artigo/nem-plana-nem-redonda-definir-a-forma-exata-da-terra-e-um-desafio/>. Acesso em 21, mar. 23. SILVA, E. I. . Atividades de Geografia escolar com o emprego da linguagem de quadrinhos. In: Encontro de Geógrafos da América Latina, 2011, San Jose. XIII Egal. San Jose: Universidade de Costa Rica, 2011. p. 1-8. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Eunice-Silva-6/publication/268293538>. Acesso em 21, mar. 23. SILVA, F. P. Representação das dimensões astronômicas em livros didáticos de Ciências no âmbito do Ensino Fundamental II. Revista Latino- Americana de Educação em Astronomia – RELEA, n. 30, p.7 – 19, 2020. Disponível em <https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/issue/view/37>. Acesso em 21, mar. 23. QUAL é o perfil das pessoas que acreditam que a Terra é plana?. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/sociedade/qual-e-o-perfil-das-pessoas-que-acreditam-que-a-terra-e-plana/>. Acesso em 21, mar. 23. |