Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 1º ano do Ensino Fundamental.
PONTO
NAS ARTES VISUAIS EXISTEM ELEMENTOS IMPORTANTES QUE PRECISAMOS CONHECER, COMO O PONTO, A LINHA, A FORMA, A COR E A TEXTURA. HOJE VAMOS FALAR DO PONTO.
O PONTO É UM ELEMENTO QUE PODEMOS CRIAR INFINITAS POSSIBILIDADES.
VOCÊ SABIA QUE EXISTE INCLUSIVE, UMA TÉCNICA QUE UTILIZA SOMENTE OS PONTOS PARA DESENHAR, PINTAR E CRIAR OBRAS?
SIM, É O PONTILHISMO!
ESSA TÉCNICA CONSTITUI-SE EM PEQUENOS PONTOS COLORIDOS OU NÃO, LADO A LADO, VARIANDO A DIST NCIA E A INTENSIDADE ATÉ FORMAR O QUE SE DESEJA.
O PONTILHISMO SURGIU A MUITOS ANOS ATRÁS EM UM PAÍS BEM DISTANTE DAQUI (FRANÇA/1880)!
VAMOS VER ALGUNS EXEMPLOS?
AGORA É A SUA VEZ!
QUESTÃO 1
O PONTILHISMO USA NAS OBRAS O
A – PONTO
B – RETÂNGULO
C – TRIÂNGULO
D – CIRCULO
QUESTÃO 2
O PONTILHOSMO É UMA OBRA
A – DAS ARTES VISUAIS
B – DA DANÇA
C – DA MÚSICA
D – DO TEATRO
QUESTÃO 3
SERÁ QUE É POSSÍVEL PINTAR UM DESENHO TODO, SÓ COM PONTINHOS?
NAS OBRAS QUE VIMOS OS ARTISTAS MISTURAM CORES PARA DAR VIDA ÀS PINTURAS.
ESCOLHA UM DOS DESENHOS PARA COLORIR USANDO CANETINHAS.
QUESTÃO 4
TODA OBRA TEM ASSINATURA DO ARTISTA, VOCÊ ASSINOU SUA PINTURA?
ESCREVA SEU NOME NA LINHA ABAIXO DO DESENHO USANDO APENAS OS PONTINHOS.
NO BOTÃO ABAIXO, HÁ SUGESTÕES DE DESENHOS PARA COLORIR, CLIQUE NO BOTÃO
SAIBA MAIS
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga e Mestre em educação |
Componente Curricular: | Arte |
Habilidades: | (GO-EF01AR02-B) Conhecer os elementos constitutivos das artes visuais, como o ponto, a linha, a forma, a cor, o espaço, os planos, a textura, explorando diferentes suportes, ferramentas, materiais e técnicas tradicionais e alternativas, como componentes fundamentais para a composição e expressão artística. (GO-EF01AR04-A) Distinguir, experimentar, vivenciar e explorar diferentes formas de expressão artística, como desenhos, croquis, pinturas, gravuras, colagens, HQs, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, usando sustentavelmente materiais, instrumentos, recursos, técnicas convencionais e não convencionais, bem como desenvolver o senso crítico, a investigação e a colaboração. |
Referências | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 23/03/2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023. |
Autoria: Professora Ariadiny Cândido Morais
Pedagoga e Mestre em Educação.