Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Você sabia que, a partir de um exercício de improvisação pode-se criar uma coreografia?
Agora vamos aprender sobre improvisação e vamos conversar sobre a composição coreográfica.
O que é Dança Improvisação?
A Dança Improvisação é uma forma de expressão artística em que os dançantes criam movimentos e sequências de forma espontânea, sem coreografia prévia. É uma forma de dança que permite aos dançarinos explorarem sua criatividade, liberdade de movimento e expressão individual.
Como acontece a improvisação em dança?
A dança de improvisação pode ser realizada individualmente ou em grupo, e pode ser praticada em diversos estilos de dança, como dança contemporânea, jazz, danças urbanas, danças étnicas, entre outras.
Pode ser um pouco desafiador pensar em dançar sem um roteiro ou coreografia pré-determinados e é justamente essa a proposta.
A improvisação na dança permite que os dançarinos explorem diferentes elementos, como movimento, ritmo, espaço, dinâmica, e também a relação com outros dançarinos, com a música e com o ambiente ao redor. É uma forma de dança que enfatiza a espontaneidade, a escuta atenta do próprio corpo e do entorno, a tomada de decisões no momento presente e a conexão com o movimento e a expressão pessoal.
A dança de improvisação também é uma forma de prática de consciência corporal e de desenvolvimento da criatividade. Ela pode ser usada como uma ferramenta para explorar novas possibilidades de movimento, experimentar diferentes formas de expressão artística, estimular a improvisação musical, aprimorar a habilidade de comunicação corporal e aprofundar a conexão com o próprio corpo e com os outros dançantes.
DA IMPROVISAÇÃO À COREOGRAFIA
A Dança Improvisação por si só já pode ser denominada como uma proposta coreográfica, no entanto, ela pode se desdobrar em uma coreografia, aproveitando os elementos, ideias e movimentos apresentados, definindo as células coreográficas, ensaiando, juntando as partes e formando a coreografia.
COREOGRAFIA
Diferente da improvisação a coreografia não é algo espontâneo, (mas pode ter nascido dela), ela requer repetições de células coreográficas, limpeza de movimentos, junção das partes coreografadas, ensaios regulares e por fim, apresentações públicas.
Que tal improvisar uns movimentos e depois coreografar?
Coloque uma música de sua preferência e dance sem pensar muito nas técnicas de dança, sem se preocupar com a beleza ou a limpeza dos movimentos;
Escolha os movimentos preferidos e crie uma sequência com eles, ensaie e apresente a sua coreografia.
QUESTÃO 1
Como pode ser uma improvisação em dança?
QUESTÃO 2
Quais elementos a dança improvisação permite que os dançantes explorem?
QUESTÃO 3
Sobre Dança Improvisação podemos afirmar que
( A ) é uma forma de prática de consciência corporal e de desenvolvimento da criatividade.
( B ) ela só pode ser usada como uma ferramenta para explorar novas possibilidades de movimento e não para experimentar diferentes formas de expressão artística.
( C ) ela pode ser usada como uma ferramenta para estimular somente a improvisação musical.
( D ) ela não pode ser desenvolvida em grupos, somente individualmente.
QUESTÃO 4
São elementos da coreografia as
( A ) células coreográficas desestruturadas, limpeza de coreografia, ensaios e apresentações.
( B ) células coreográficas, limpeza de coreografia, ensaios e apresentações.
( C ) células coreográficas, coreografia sem limpeza, ensaios e apresentações.
( D ) células coreográficas, limpeza de coreografia, não necessita de ensaios e apresentações.
Autoria: | Eurim Pablo |
Formação: | Educação Física e Mestre em Performances Culturais |
Componente Curricular: | Arte/Dança |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAAD0608) Explorar possibilidades criativas a partir de situações de improvisação, pesquisa e criação de movimentos em grupo, estimular a autonomia do sujeito na condução de processos criativos em dança. |
Referências: | BIZERRIL, J. (2003). Dança e dialogia: etnografando o contato e improvisação. Cadernos de dança: revista de estudos antropológicos da dança e do corpo, 01, 15-34. OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos criativos. Petrópolis: Vozes, 1987. SOARES, Andresa. Improvisação e dança: conteúdos para a dança na Educação Física. Universidade Federal de Santa Catarina: Florianópolis, 1998. |