Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Ginástica Geral
Muitos dos movimentos gímnicos surgiram ainda na pré-história ou até mesmo, evoluíram com a própria espécie humana, como o correr, saltar e rolar.
Mas, a ginástica geral, ou seja, um conjunto de movimentos e exercícios físicos sistematizados e realizados com o propósito de fortalecer o corpo, tem seus primeiros registros na Grécia Antiga.
Já durante o período da Idade Média na Europa, a ginástica tornou-se uma prática desvalorizada pelos dogmas da Igreja, ficando sua prática restrita apenas aos militares e aos artistas de circo.
A modernidade, por outro lado, foi um período de valorização da prática de ginástica por diversos motivos, mas principalmente, para fortalecimento da nação, aumentando assim a força de trabalho ao mesmo tempo em que preparava os jovens para defender a pátria em caso de guerras.
Além disso, a prática de ginástica passou a ser valorizada também pelos benefícios que ela proporciona para a saúde, principalmente quando associada à higiene.
Atualmente, existem muitas formas de ginástica, que de forma geral podem ser classificadas como ginásticas competitivas (artística, rítmica, acrobática, aeróbica, de trampolim, Parkour e GPT) e as ginásticas não competitivas (musculação, ginástica funcional, Calistenia etc.).
Os praticantes de ginástica procuram essa prática com o objetivo de melhorar o condicionamento físico, desenvolver a conscientização corporal e/ou explorar as possibilidades acrobáticas e expressivas do corpo, além é claro da prática competitiva.
Na nossa sociedade a prática de ginástica é valorizada, isso pelos benefícios que ela pode nos proporcionar, mas também é motivo de preocupação quando, por exemplo, olhamos para questões como a padronização dos corpos e o uso de suplementos e anabolizantes.
Questão 1
A ginástica surgiu como prática sistematizada no ocidente através da sociedade
(A) inglesa, por volta do ano de 1800.
(B) alemã, durante a Idade Média.
(C) africana, na Idade Moderna.
(D) grega, ainda na Antiguidade.
Questão 2
Através da prática de ginástica geral podemos
(A) desenvolver apenas o condicionamento físico e explorar as possibilidades acrobáticas do corpo.
(B) desenvolver apenas a conscientização corporal e o condicionamento físico.
(C) desenvolver apenas as possibilidades acrobáticas e expressivas do corpo.
(D) desenvolver o condicionamento físico, a conscientização corporal e explorar as possibilidades acrobáticas do corpo.
Questão 3
A Idade Média foi um período histórico onde a prática de ginástica e outros cuidados com o corpo foram desvalorizados pelos dogmas da Igreja. Como a prática de ginástica se manteve viva durante esse período?
Questão 4
Explique por que a ginástica é uma prática valorizada atualmente?
Autoria: | Luciano Alves de Oliveira |
Formação: | Educação Física |
Componente curricular: | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAEF0413) Compreender e dialogar sobre a origem e evolução histórica da ginástica estabelecendo relações com a sociedade atual |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 |