Esta proposta de atividade de Matemática é destinada aos estudantes do 4º Período (5ª série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
MULTIPLICAÇÃO
Quando ouvimos a palavra multiplicação, logo nos lembramos, por exemplo: do aumento de objetos, de animais, de pessoas, de números, de preços, etc..
Realmente multiplicar é isso, com algumas exceções, que veremos em outro texto.
Imagem: canva.com/multiplicação
Em matemática, a multiplicação é uma das 4 operações que consiste em uma soma de parcelas iguais, veja o exemplo:
Qual é o resultado da multiplicação 3 x 4?
Nesse caso temos que adicionar o 4 três vezes, portanto 3×4 = 4+4+4=12.
Termos utilizados na multiplicação
Os termos que utilizamos na multiplicação são:
- multiplicando.
- multiplicador.
- produto (que denominamos como o resultado da multiplicação).
Veja a posição de cada um na multiplicação de 3 pelo 12:
Como resolver uma multiplicação?
Vamos apresentar duas maneiras:
- Por decomposição.
- Pelo algoritmo.
Exemplo
Determinar o produto da multiplicação 4 x 28.
Por decomposição:
Decompondo o 28 = 20 + 8.
Multiplicando o 4 por 20 e por 8 e somando os resultados:
4 x 28 = 4 x (20 + 8) = 4 x 20 + 4 x 8 = 80 + 32 = 112
Pelo algoritmo:
Assista o vídeo, no canal do prof. Hélio, para aprender um pouco mais sobre multiplicação.
Divisão
Ao contrário da multiplicação, quando ouvimos a palavra divisão nos lembramos de prejuízo, de perder um pouco, de repartir o que eu tenho, de dividir, etc.
Dividir é isso, porém em matemática essa divisão deverá ser feita em partes iguais.
Imagem: canva.com/divisão
Ela também é uma das 4 operações básicas, veja o exemplo:
Dividir 12 em 4 partes (12:4).
Nesse caso temos que repartir o 12 em 4 partes iguais, ou seja:
12 : 4 =3, pois 3 + 3 + 3 + 3 = 4 x 3 = 12.
Nesse exemplo podemos perceber que a divisão é a operação inversa da multiplicação, 12 : 4 = 3 pois 4 x 3 = 12.
Termos utilizados na Divisão
Os termos que utilizamos na divisão são:
- Dividendo.
- Divisor.
- Quociente (que denominamos como o resultado da divisão)
- Resto.
Veja a posição de cada um na divisão de 21 por 5
Observe que se multiplicar o divisor pelo quociente e somar com o resto obtemos o dividendo.
Essa é uma relação fundamental da divisão;
Dividendo = Divisor x Quociente + Resto
Assista o vídeo, no canal do prof. Hélio, para aprender um pouco mais sobre divisão.
Atividade
QUESTÃO 01
Um campo de futebol tem a forma retangular e suas dimensões podem variar em torno de 120m por 90m. A área desse campo é obtida multiplicando o comprimento pela largura.
João tem uma chácara, na região metropolitana de Goiânia, cuja área corresponde a 18 vezes a área desse campo. Quantos metros quadrados possui a área da chácara do João?
QUESTÃO 02
Calcule os seguintes produtos, utilizando-se da decomposição e do algoritmo usual da multiplicação:
(A) 7 x 324
(B) 32 x 48
(C) 87 x 340
QUESTÃO 03
Um ônibus de uma linha da cidade de Goiânia, que deveria levar apenas passageiros sentados, possui 55 cadeiras para passageiros. O número de viagens necessárias para levar 495 pessoas, sentadas, em um determinado trecho é igual a
(A) 8 viagens.
(B) 9 viagens.
(C) 10 viagens.
(D) 11 viagens.
QUESTÃO 04
Paula pretende comprar um celular no valor de R$4850,00, porém ela não tem condições financeiras para comprá-lo à vista. A loja cobra um juro de R$495,00 para financiamento em 5 vezes. Paula resolveu comprar.
O valor de cada parcela e o preço final do celular, respectivamente, é igual a:
(A) 5 345 reais e 970 reais.
(B) 4 850 reais e 970 reais.
(C) 5 345 reais e 1 069 reais.
(D) 5 345 reais e 1 060 reais.
Autoria | Professor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em Matemática |
Componente Curricular: | Matemática |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAMA0404) Interpretar, resolver e elaborar situações-problema que envolvam cálculos com números naturais, com compreensão dos processos neles envolvidos. |
Referências | SOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018. PATARO, Patricia Moreno Matemática essencial 6° ano: ensino fundamental, anos finais / Patricia Moreno Pataro, Rodrigo Balestri. – 1. ed. – São Paulo: Scipione, 2018. |