Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 9° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
O Brasil pós golpe de 1889.
Na manhã de 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca, à frente de um grupo de 500 soldados, ocupou o ministério da Guerra e proclamou a República.
A Constituição de 1891, inspirada no modelo estadunidense, baseou a República brasileira nos seguintes princípios liberais: o Federalismo e o Presidencialismo; separação entre igreja e Estado; independência entre os três poderes; o direito de voto universal (homens, alfabetizados e maiores de 21); o direito à liberdade, à segurança e à propriedade.
Apesar da legislação favorável, a implantação plena de uma república liberal, no Brasil do início do século XX, foi prejudicada pela sobrevivência de uma estrutura produtiva arcaica, ancorada no latifúndio e na agroexportação, situação essa que nem mesmo algumas bem-sucedidas experiências industriais conseguiram modificar.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 01
Geralmente são identificados como motivos para a queda da Monarquia no Brasil: a questão religiosa, a questão militar, a questão abolicionista e o movimento republicano. Escolha um destes e explique o projeto e seus objetivos.
QUESTÃO 02
Houveram diferentes projetos republicanos para a criação da República no Brasil. Pesquise sobre eles. Escolha um e escreva um pequeno texto expondo sua opinião sobre esse projeto.
QUESTÃO 03
Sobre Federalismo podemos entender que:
( A ) pode-se definir federalismo como sendo a forma de organização do Estado em que os entes federados são dotados de autonomia política, administrativa, tributária e financeira e se aliam na criação de um governo central por meio de um pacto federativo.
( B ) pode-se definir federalismo como sendo a forma de desorganização do Estado em que os entes federados não são dotados de autonomia política, administrativa, tributária e financeira e se aliam na criação de um governo central por meio de um pacto federativo.
( C ) pode-se definir federalismo como sendo a forma de organização do Estado em que os entes federados são dotados de autonomia política, administrativa, tributária e financeira e se jamais aliam na criação de um governo central por meio de um pacto federativo.
( D ) pode-se definir federalismo como sendo a forma de organização do Estado em que os entes federados são desprovidos de autonomia política, administrativa, tributária e financeira e se aliam na criação de um governo central por meio de um pacto associativo -federativo.
QUESTÃO 04
Para a definição de República marque a resposta correta.
(A) em regra, podemos definir República como uma forma de governo através do qual os representantes políticos são eleitos de modo democrático, ou seja, através de voto, seja ele direto ou indireto, para exercerem seus mandatos permanentemente.
(B) governo autoritário exercido por uma pessoa ou por um grupo de pessoas, com supremacia do poder executivo, e em que se suprimem ou restringem os direitos individuais.
(C) podemos definir República como uma forma de governo por meio do qual os representantes políticos são eleitos de modo democrático, ou seja, através de voto, seja ele direto ou indireto, para exercerem seus mandatos temporariamente.
(D) é o regime político no qual a soberania é exercida pelo povo. Os cidadãos são os detentores do poder e confiam parte desse poder ao Estado, para organizar a sociedade.
Autoria: | Prof. Esp.: Uilson Silva Duarte |
Formação: | História |
Componente Curricular: | História |
Habilidades: | (EF09HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil. (GO-EF09HI01-A) Conhecer e problematizar o conceito de República em diferentes tempos, espaços e culturas, comparando semelhanças e diferenças com a fundação da República no Brasil. (GO-EF09HI01-B) Problematizar a efetiva participação da sociedade brasileira no processo de mudança do regime político da Monarquia para uma República. |
Referência bibliográfica: | BOULOS JÚNIOR, Alfredo. Sociedade e Cidadania. São Paulo: FTD, 2015. |