Esta proposta de atividade de Educação Física é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.
Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/casal-de-criancas-segurando-um-pedaco-de-quebra-cabeca_31747553.htm#page=3&query=jogos%20cooperativos%20desenho&position=8&from_view=search&track=ais >. Acesso em 13 mar. 2023.
Jogos cooperativos
Os jogos são atividades divertidas com a finalidade de atingir um objetivo específico, e assumiram muitas formas ao longo do tempo, desde jogos de tabuleiro antigos, como o xadrez, até os videogames atuais.
Existem os jogos cooperativos e os jogos competitivos, hoje vamos falar especificamente sobre os jogos cooperativos.
Eles surgiram há milhares de anos, quando os membros das comunidades tribais se uniam para celebrar a vida. Na prática, os jogos cooperativos não possuem eliminações, exclusões, vencedores e perdedores. O modo como a atividade se desenvolve e a interação entre os participantes é o ponto central.
Os participantes são sempre parceiros, e nunca adversários. Isso estimula a participação de todos e o respeito às diferenças. O desafio está na superação de medos, inseguranças e da dificuldade de agir e pensar coletivamente.
Professora: Lívia Analy
Graduada em Educação física
ATIVIDADE
QUESTÃO 1
Escolha uma brincadeira que seja cooperativa, e em seu caderno, cite seu nome e explique por que ela pode ser classificada assim.
QUESTÃO 2
Complete a frase abaixo usando as palavras citadas abaixo:
coletivamente | parceiros | medos | adversários |
Os participantes são sempre _____________________, e nunca ___________________. Isso estimula a participação de todos e o respeito às diferenças. O desafio consiste na superação de _____________________, inseguranças e da dificuldade de agir e pensar ___________________________.
QUESTÃO 3
Na frase “Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”, percebe-se que ela se aplica ao seguinte valor? Marque a alternativa correta.
a) Exclusão.
b) Eliminação.
c) Competição.
d) Cooperação.
QUESTÃO 4
Marque a alternativa abaixo que retrata uma característica do jogo cooperativo.
a) É preciso habilidades específicas para jogar;
b) Um precisa ganhar e outro perder;
c) Ajudar e confiar no outro;
d) Quem perde sai do jogo.
Componente Curricular: | Educação física |
Habilidades: | (GO-EF03EF01) Experimentar e fruir diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, de diferentes características, principalmente as cooperativas, contemplando os de matrizes indígenas e africanas, reconhecendo, respeitando e valorizando a importância desses no patrimônio histórico cultural. (GO-EF03EF02) Planejar e utilizar estratégias para possibilitar a participação segura de todos os estudantes em brinquedos, brincadeiras e jogos populares do Brasil, de matriz indígena e africana. |
Referências | COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992. ORLICK, Terry. Vencendo a competição, São Paulo: Círculo do livro, 1989 Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. DC-GO Ampliado 2018/2019. DARIDO, Suraya Cristina. Práticas corporais: educação física: 1º e 2º ano: manual do professor. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. |