Sabemos que na América havia várias civilizações antes da chegada dos europeus. Vamos falar especificamente sobre a sociedade Inca, uma sociedade pré-colombiana situada na Cordilheira dos Andes na América do Sul. Atualmente o território que era pertencente aso Incas fica localizado no país Peru.
Atividade 1
Acesse o link e assista ao vídeo produzido pelo History channel: “Civilização Inca pt.1”
Duração: 7’31”
Atividade 2
Vamos fazer uma memória do vídeo?
- Como os Incas conseguiram se desenvolver sócio e economicamente em áreas montanhosas? Por exemplo como eram as moradias, acesso a água e produção de alimentos?
- Como era a dominação Inca sobre os povos conquistado?
- Quais eram as características da religião deles
Atividade 3
Reflita com seus familiares
O exercício da cidadania é constituído por direitos e deveres.
- Você acredita que água encanada, moradia e alimentação digna são direitos de todos?
- E o respeito à cultura dos outros povos e pessoas? Deve ser garantido?
- Por que no Império Inca foi uma prioridade superar a falta de alimentos, moradia e água encanada e hoje ainda temos pessoas pelo mundo que não tem acesso a recursos básicos?
Atividade 4
Agora, escreva em seu caderno um texto sobre nossos direitos e deveres, discorrendo sobre
- O direito do acesso à água, moradia, alimentação e da garantia do respeito à diversidade cultural.
- Como esses direitos estão sendo garantidos no seu bairro, ou se eles não estão sendo garantidos.
- O que deveria ocorrer para a garantia desses direitos.
Componentes: | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
História | (EAJAHI0526) Relacionar natureza, trabalho e poder no processo de formação das identidades históricas dos povos da antiguidade oriental e ameríndias. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0513) Ler e relacionar textos literários (contos populares, contos de terror, contos folclóricos goianos e lendas de outras culturas) com ilustrações e outros recursos gráficos (leitura multissemiótica). |
EAJA – 2° Segmento 5ª a 6ª séries – Ética e Cidadania