Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.
EU E MINHA FAMÍLIA
Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/fam%c3%adlia-praia-filho-crian%c3%a7a-pequena-1111818/. Acesso em 26 fev. 2022
A FAMÍLIA É CONSIDERADA O PRIMEIRO ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA DOS SERES HUMANOS, POIS DESDE QUE NASCEMOS NOS RELACIONAMOS COM PAIS, MÃES, AVÓS, PRIMOS, TIOS E DEMAIS PARENTES. O RESPEITO E A HARMONIA ENTRE OS MEMBROS FAMILIARES É FUNDAMENTAL PARA QUE AS CRIANÇAS CONVIVAM EM UM AMBIENTE SAUDÁVEL E SE DESENVOLVAM.
OS SERES HUMANOS, DESDE QUANDO NASCEM, APRESENTAM NECESSIDADES QUE SÓ PODEM SER ATENDIDAS PELA CONVIVÊNCIA EM GRUPO. O PRIMEIRO GRUPO QUE CONVIVEMOS E QUE NOS OFERECE ALIMENTOS, ROUPAS E NOS DÁ CARINHO E AMOR É A NOSSA FAMÍLIA.
OS MEMBROS DE UMA FAMÍLIA SE REÚNEM POR LAÇOS DE PARENTESCO. PORÉM, OUTRAS PESSOAS PODEM SER AGREGADAS À NOSSA FAMÍLIA POR LAÇOS DE AFINIDADE E AMIZADES.
E POR FALAR NISSO, AS FAMÍLIAS SE DIVERGEM EM RELAÇÃO A SUA COMPOSIÇÃO, PORÉM INDEPENDENTE SE A FAMÍLIA É GRANDE OU PEQUENA, SE TEM DOIS PAIS OU DUAS MÃES, SE A MAMÃE OU O PAPAI É SOLO OU SE SÃO OS AVÓS QUE , HÁ ALGO EM COMUM: O RESPEITO QUE PRECISA FAZER PARTE DE UM LAR.
OS VALORES DE UMA FAMÍLIA
OS MEMBROS DE UMA FAMÍLIA DEVEM VIVER E CELEBRAR VALORES PARA A CONVIVÊNCIA. O RESPEITO É MUITO IMPORTANTE PARA UMA VIDA HARMONIOSA, POIS AS PESSOAS NÃO SÃO IGUAIS E CADA UMA TEM O SEU JEITO PRÓPRIO, CABENDO À FAMÍLIA RECONHECER E NÃO DISCRIMINAR AS DIFERENÇAS.
PARA QUE NINGUÉM FIQUE MUITO CANSADO OU SOFRA COM O EXCESSO DE ATIVIDADES EM CASA, TODOS OS MEMBROS DEVEM COLABORAR COM A ROTINA DOMÉSTICA.
SEGUE ALGUMAS DICAS DE COMO VOCÊ PODE CONTRIBUIR COM OS AFAZERES DE SEU LAR:
- AJUDAR COM OS CUIDADOS DOS PETS;
- RETIRAR OS UTENSÍLIOS DA MESA APÓS AS REFEIÇÕES;
- ARRUMAR A CAMA QUANDO ACORDAMOS;
- NÃO DEIXAR OS BRINQUEDOS ESPALHADOS SÃO TAREFAS POSSÍVEIS E QUE DEMONSTRAM SOLIDARIEDADE NA VIDA EM FAMÍLIA.
QUESTÃO 1
NA CONVIVÊNCIA ENTRE OS MEMBROS DA FAMÍLIA É FUNDAMENTAL RECONHECER CERTOS VALORES.
TROQUE OS SÍMBOLOS PELAS SÍLABAS A QUE SE REFEREM E DESCUBRA VALORES FAMILIARES PARA UMA BOA CONVIVÊNCIA FAMILIAR.
QUESTÃO 2
AS FAMÍLIAS TÊM HISTÓRIAS DIFERENTES, DEPENDENDO DO LUGAR DE ONDE VIERAM E DA CULTURA. ENTREVISTE UM PARENTE PARA CONHECER UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DA SUA FAMÍLIA E PREENCHA O QUADRO:
QUESTÃO 3
NA VIDA EM FAMÍLIA O AUXÍLIO E A COOPERAÇÃO ENTRE OS MEMBROS É IMPORTANTE PARA QUE AS ATIVIDADES DA CASA NO COTIDIANO SEJAM DIVIDIDAS E ASSIM TODOS POSSAM TER MOMENTOS DE DESCANSO.
MARQUE A ATIVIDADE DOMÉSTICA QUE AS CRIANÇAS PODEM AUXILIAR E COOPERAR NOS COTIDIANOS DAS FAMÍLIAS:
(A) LIGAR O FORNO PARA ASSAR ALIMENTOS.
(B) CORTAR LEGUMES NA TÁBUA DE CORTE.
(C) ORGANIZAR OS BRINQUEDOS EM CAIXAS.
(D) USAR FÓSFORO PARA ACENDER O FOGO DO FOGÃO.
QUESTÃO 4
OS MEMBROS DA FAMÍLIA SÃO LIGADOS PELOS LAÇOS DE PARENTESCO. EM NOSSA FAMÍLIA PODEMOS NOS RELACIONAR COM VÁRIOS PARENTES QUE NOS AJUDAM EM MOMENTOS DIFÍCEIS E TAMBÉM PARTICIPAM DE ALEGRIAS.
NA FAMÍLIA, EU TRATO O IRMÃO DA MAMÃE COMO MEU:
(A) VOVÔ
(B) PRIMO
(C) SOBRINHO
(D) TIO
Autoria: | Lorena Guimarães |
Formação: | Formada em Pedagogia e Letras |
Componente: | História |
Habilidade: | (EF02HI01) Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproxima e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 23/03/2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023. |