You are currently viewing MATEMÁTICA – MEDIDAS DE TEMPERATURA
Fonte: Temperatura - canva.com

MATEMÁTICA – MEDIDAS DE TEMPERATURA

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA  É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.


Fonte: Temperatura – canva.com

MEDIDAS DE TEMPERATURA

A SENSAÇÃO DE FRIO OU QUENTE ESTÁ ASSOCIADA À TEMPERATURA DE UM CORPO OU MATÉRIA. PARA MEDIR A TEMPERATURA UTILIZAMOS UM TERMÔMETRO QUE PODE SER FEITO DE MATERIAIS DIVERSOS, COMO MERCÚRIO, GÁS OU DIGITAL. 

A UNIDADE DE MEDIDA DE TEMPERATURA QUE UTILIZAMOS É O GRAU CELSIUS, CUJO SÍMBOLO É

IMAGEM 1: GRAU CELSIUS – CANVA.COM

PARA REGISTRAR A TEMPERATURA, ESCREVA O VALOR DA TEMPERATURA, SEGUIDO DO SÍMBOLO GRAU CELSIUS.

POR EXEMPLO: A METEOROLOGIA PREVIU 22°C DE TEMPERATURA MÁXIMA.

POR QUE MEDIR A TEMPERATURA?

VEJA ALGUNS EXEMPLOS:

  • SABER SE UM CORPO ESTÁ COM FEBRE;
  • PREPARAR  ALIMENTOS AO FORNO OU FOGÃO;
  • CONSERVAR ALIMENTOS NA GELADEIRA;
  • REGISTRAR OU AJUSTAR TEMPERATURA DO AMBIENTE.
IMAGEM 2: POR QUE MEDIR TEMPERATURA? – PRODUZIDA NO CANVA.COM

AMPLITUDE TÉRMICA:

NA PREVISÃO DO TEMPO, É COMUM INDICAR TEMPERATURAS MÁXIMA E MÍNIMA. A DIFERENÇA ENTRE AS TEMPERATURAS MÁXIMA E MÍNIMA É CHAMADO DE AMPLITUDE TÉRMICA.]

IMAGEM 3: AMPLITUDE TÉRMICA – PRODUZIDA NO CANVA.COM

QUESTÃO 1

OBSERVE COM ATENÇÃO, A PREVISÃO DO TEMPO NO MAPA DA REGIÃO CENTRO-OESTE:

IMAGEM 4: PREVISÃO DO TEMPO REGIÃO CENTRO-OESTE – PRODUZIDA NO CANVA.COM

A CAPITAL QUE APRESENTA A TEMPERATURA MÁXIMA MAIS ALTA É

(A) CAMPO GRANDE 

(B) CUIABÁ

(C) GOIÂNIA

(D) BRASÍLIA

QUESTÃO 2

NO INÍCIO DA MANHÃ, MARIA VIU NA TV QUE, A TEMPERATURA MÍNIMA ESPERADA PARA AQUELE DIA ERA 18°C. JÁ A TEMPERATURA MÁXIMA ERA DE 29°C. A DIFERENÇA ENTRE AS TEMPERATURAS MÁXIMA E MÍNIMA NAQUELE DIA FOI DE

(A) 10°C

(B) 11°C

(C) 12°C

(D) 13°C

QUESTÃO 3

OBSERVE O GRÁFICO COM ATENÇÃO.

DE ACORDO COM OS DADOS DO GRÁFICO,

A) EM QUE DIA FOI REGISTRADA A MENOR TEMPERATURA?

B) NO DIA EM QUE FOI REGISTRADA A MENOR TEMPERATURA, ESTAVA QUENTE OU FRIO?

QUESTÃO 4

LEIA O TEXTO A SEGUIR. 

A ÁGUA PODE SER ENCONTRADA NA NATUREZA NOS ESTADOS: SÓLIDO, LÍQUIDO E GASOSO. DEPENDENDO DAS CONDIÇÕES DA TEMPERATURA E PRESSÃO, A ÁGUA PODE MUDAR DE UM ESTADO PARA OUTRO. EM CONDIÇÕES NORMAIS, A ÁGUA SE SOLIDIFICA A 0°C E ENTRA EM EBULIÇÃO A 100°C. 

AGORA, ENCONTRE NO CAÇA-PALAVRAS A SEGUIR, AS PALAVRAS APRESENTADAS EM NEGRITO ACIMA.

COMPONENTE CURRICULAROBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
MATEMÁTICA(EJAMA0230) Reconhecer temperatura como grandeza e o grau Celsius como unidade de medida a ela associada e utilizá-lo em comparações de temperaturas.
(EJAMA0231) Registrar as temperaturas máxima e mínima diárias e elaborar gráficos de colunas com as variações diárias da temperatura. 
CIÊNCIAS(EJACI0201) Observar a água em diferentes estados físicos (líquido, sólido e gasoso) e reconhecer suas mudanças em situações do cotidiano.
REFERÊNCIAPENSAMENTO VERDE – Veja alguns exemplos de arte sustentável. URL https://www.pensamentoverde.com.br/dicas/veja-alguns-exemplos-de-arte-sustentavel, consultado em 07/02/2022.

REVOLUÇÃO ARTESANAL – A relação entre a arte e a sustentabilidade. URL https://revolucaoartesanal.com.br/relacao-entre-arte-e-sustentabilidade, consultado em 09/02/2022.

BRÊTAS, ALINE DE SOUZA VIEIRA. Comprimento, massa e capacidade: uma abordagem a partir de materiais didáticos manipuláveis. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, 2017. URL https://uenf.br/posgraduacao/matematica/wp-content/uploads/sites/14/2018/02/30102017Aline-de-Souza-Vieira-Bretas.pdf, consultado em 08/02/2022.