Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 9º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
Iniciaremos mais uma sequência didática que apresenta como objetivo principal, aquisição de novos saberes alusivos os aspectos históricos – culturais do Forró. Vamos aos estudos?
FORRÓ – ASPECTOS HISTÓRICOS – CULTURAIS
Você sabia que o FORRÓ é uma dança de salão autêntica, genuinamente brasileira?
Criado na década de quarenta e Pernambuco é sua cidade pioneira
Influenciado e embasado nos batuques do Lundu Africano e no Toré, dança de ritual e celebração indígena
O termo Forró deriva do verbete “forrobodó”, de origem africana, significa “arrasta-pé, farra ou confusão”
Outra explicação, está ancorada na associação de quando a ferrovia Great Westrn estava em construção
Empregados ingleses no momento lazer e passatempo
promoviam festas abertas para o povão pernambucano como entretenimento e diversão
Então, segundo a crença popular o Forró deriva da expressão inglesa for all,
cuja tradução é “para todos”
Ao longo de sua evolução, incorporou outras versões advindas dos bailes populares
como: forróbodança e forrobodão.
A essência de sua composição, retrata os costumes e
hábitos simplórios do interior do sertão
Inspirado no modo de vida bucólica do povo nordestino sertanejo
Ritmo cativante, marcado por passos alegres e contagiantes, presente na maioria dos festejos
Coroado como fenômeno nordestino, relevante expressão artística tradicional
Emblemática manifestação popular folclórica cultural
SANFONA, ZABUMBA E TRIÂNGULO constituem a tríade instrumental
Considerado estilo de dança, expoente, notório no território nacional e mundial
Merecidamente, reconhecido pelo Iphan como patrimônio imaterial e cultural.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 01
O forró é uma dança tradicional genuinamente brasileira originária do estado de
(A) Rio Grande do Sul.
(B) Goiás.
(C) Pernambuco.
(D) São Paulo.
QUESTÃO 02
Os instrumentos típicos do forró são
(A) guitarra, baixo e bateria.
(B) sanfona, zabumba e triângulo.
(C) piano, saxofone e trompete.
(D) violão, pandeiro e cavaquinho.
QUESTÃO 03
Para responder em seu caderno. Porque o Forró foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Brasil?
QUESTÃO 04
Complete as lacunas do texto com as respectivas palavras do quadro abaixo.
SAUDADE | SERTÃO | FORRÓ | BUCÓLICA | AMOR |
A essência da composição do Forró, foi a inspiração retratada no modo de vida____________ nos hábitos e costumes cotidianos de natureza rural, do interior do ______________, assim como temas ligado ao _________________, às lembranças e à ________________ do Nordeste.
Autoria | Elaine Faria de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (GO-EF09EF12) Praticar, fruir e recriar as diversas danças, priorizando as danças de salão, valorizando a diversidade cultural e respeitando a tradição dessas culturas. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018 Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1. Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796. |