ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
BRINCADEIRA DE MATRIZ INDÍGENA – ARCO E FLECHA
DOS POVOS INDÍGENAS HERDAMOS VÁRIOS COSTUMES RELACIONADOS A NATUREZA, COMO POR EXEMPLO: TOMAR BANHO VÁRIAS VEZES POR DIA, DORMIR EM REDES, ALIMENTOS FEITOS A BASE DE MANDIOCA OU AIPIM, CRENÇAS EM PLANTAS COMO MEDICAÇÃO, ENTRE OUTROS.
ESSE CONTATO COM A NATUREZA, INFLUENCIA DIRETAMENTE TAMBÉM NAS BRINCADEIRAS, COMO SUBIR EM ÁRVORES, BRINCAR COM ARGILA, PETECA, TOMAR BANHO EM RIOS, MIRAR COM ARCO E FLECHA… E FALANDO ESPECIFICAMENTE DO ARCO E FLECHA, ELES ERAM FEITOS PELOS INDÍGENAS COM MATERIAL NATURAL DA FLORESTA, E USADOS PRINCIPALMENTE PARA CAÇAR SEUS ALIMENTOS.
HOJE EM DIA, ESSA PRÁTICA USADA POR ESSE POVO, TORNOU-SE UM ESPORTE COM COMPETIÇÕES DE ALTO NÍVEL, ATLETAS DE ALTO RENDIMENTO E MATERIAIS EXTREMAMENTE SOFISTICADOS PARA MAIOR PRECISÃO EM ACERTAR OS ALVOS. MAS TAMBÉM CONTINUAM SENDO OBJETOS DE DIVERSÃO PARA MUITAS CRIANÇAS.
PROFESSORA: LÍVIA ANALY
GRADUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
ATIVIDADE
QUESTÃO 1
DOS POVOS INDÍGENAS HERDAMOS VÁRIOS COSTUMES. MARQUE COM X A ALTERNATIVA ABAIXO QUE NÃO ESTÁ RELACIONADA A ESSES HÁBITOS .
(A) TOMAR BANHO TODOS OS DIA;
(B) COMER ALIMENTOS ABASE DE MANDIOCA;
(C) ANDAR DE AVIÃO;
(D) PESCAR.
QUESTÃO 2
COMPLETE A FRASE:
O ARCO E FLECHA ERAM FEITOS PELOS INDÍGENAS COM MATERIAL NATURAL DA FLORESTA, E USADOS PRINCIPALMENTE PARA __________________________.
QUESTÃO 3
COMPLETE A FRASE:
O CONTATO COM A NATUREZA, INFLUENCIA DIRETAMENTE NAS BRINCADEIRAS INDÍGENAS COMO __________________________ E ________________________.
QUESTÃO 4
QUAL O OBJETIVO DA BRINCADEIRA ARCO E FLECHA?
(A) ACERTAR UM ALVO
(B) PLANTAR
(C) COLHER
(D) ORGANIZAR UMA FESTA
Componente Curricular: | Educação física |
Habilidades: | (GO-EF02EF01) Vivenciar, fruir e recriar diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos da cultura popular, de diferentes características, principalmente as cooperativas presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais. (GO-EF02EF03) Propor estratégias para resolver desafios de brinquedos, brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas. |
Referências | Enciclopédia das línguas portuguesas <https://www.labeurb.unicamp.br/elb/indigenas/indigenas.htm> consultado em 23/02/2023. Confederação Brasileira de Tiro com Arco <http://www.cbtarco.org.br/ > consultado em 06/03/2023. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. DC-GO Ampliado 2018/2019. DARIDO, Suraya Cristina. Práticas corporais: educação física: 1º e 2º ano: manual do professor. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. |