Esta proposta de atividade de Geografia com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
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Migração
Ao longo da história existem diversos registros de deslocamentos de pessoas, alguns estudiosos apontam que há 11,5 mil anos os povos aborígenes podem ter vivido aqui no Brasil e não podemos esquecer os deslocamentos feitos pelos colonizadores, pelos povos escravizados para os interesse europeus e as pessoas que fugiam das grandes guerras do século XX.
Para compreender os deslocamentos feitos pelas pessoas, a Geografia utiliza o conceito de migração que diz respeito ao deslocamento das pessoas ao trocar de país, estado ou cidade.
Existem vários fatores que podem motivar a migração, é comum que as pessoas migrem por motivos econômicos, sociais, materiais e naturais. Alguns lugares apresentam fatores atrativos que aumentam o fluxo migratório para essa região, outros possuem condições repulsivas como o clima muito frio, baixa oferta de empregos ou tensões políticas e sociais.
As migrações que ocorrem dentro do mesmo país são chamadas de migração interna, já as que ocorrem entre dois países são classificadas como migração externa ou internacional. De acordo com a motivação para a migração podemos estabelecer se o movimento migratório foi espontâneo ou forçado.
A migração espontânea ocorre quando as pessoas decidem migrar, por exemplo, uma família que decidiu mudar- se do Brasil para o Canadá em decorrência de uma oferta de emprego. Já a migração forçada ocorre quando a pessoa não tem outra opção e migrar se faz necessário para manutenção da sua vida.
Considerando a duração da migração temos as migrações temporárias e permanentes, a primeira ocorre quando as pessoas migram e tem prazo definido para retornar e a segunda é quando não existe inicialmente a intenção de regressar ao seu país, estado ou cidade de origem.
Daqui pra lá e de lá pra cá as pessoas foram ocupando o espaço geográfico e construindo as suas vidas, no entanto, ao migrar, não podemos esquecer que carregamos a nossa cultura, tradições e valores ao chegar em lugar novo nem sempre vamos ser acolhidos e ter as nossas tradições respeitadas.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Relacionando a charge com os processos migratórios podemos concluir que:
(A) O Brasil não recebe turistas de nenhum outro país, suas praias ou qualquer outro ponto turístico é ocupado apenas por brasileiros.
(B) O vendedor de choripán realizou migração interna ao deslocar- se do nordeste para Santa Catarina.
(C) É possível concluir que os próprios brasileiros não migram dentro do território nacional, considerando que a charge apresenta dois personagens que nasceram e vivem em Santa Catarina.
(D) Observamos que o único processo migratório presente na charge ocorreu quando o choripán, prato típico da culinária argentina, foi trazido para o Brasil.
QUESTÃO 2
Brasil supera 3 milhões de turistas estrangeiros recebidos em 2022
O Brasil superou a marca de 3,1 milhões de turistas estrangeiros recebidos pela primeira vez desde 2019, ano anterior à pandemia. O dado captado pela Embratur, em conjunto com o Ministério do Turismo (MTur) e a Polícia Federal, foi registrado entre janeiro e novembro de 2022 e já supera os últimos dois anos somados: 2020 (2,1 milhões) e 2021 (745,8 mil). O levantamento considera visitantes do exterior que passam pelo menos uma noite no Brasil, conforme metodologia recomendada pela Organização Mundial de Turismo (OMT).
Fonte: https://embratur.com.br/2022/12/21/brasil-supera-3-milhoes-de-turistas-estrangeiros-recebidos-em-2022/
Considerando os conceitos migratórios, o texto faz referência a:
(A) Migração externa e temporária.
(B) Migração interna e permanente.
(C) Migração externa e permanente.
(D) Migração interna e temporária.
QUESTÃO 3
A condição climática representada na charge, de uma região com frio congelante, seria um fator atrativo para migração? Justifique sua resposta.
QUESTÃO 4
Ao migrar carregamos a nossa cultura, tradições, religião, sotaques e valores. Sabemos que o preconceito ao migrante existe e precisa ser enfrentado com políticas públicas, por isso, você foi escolhido para elaborar uma medida com objetivo de reduzir o preconceito aos migrantes, redija um pequeno texto com ações que possam ser adotadas pelo poder público.
Autoria: | Ailton Silva |
Formação: | Geografia |
Componente Curricular: | Geografia |
Habilidades: | (EF08GE01-A) Conhecer e descrever os principais fluxos migratórios da população humana. |
Referência bibliográfica: | ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 9° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. _______________. Expedições Geográficas: 8° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. DILFIM, R. B. Migrações, Refúgio e Apatridia – Guia para Comunicadores. Disponível em: <https://www.acnur.org/portugues/wp-content/uploads/2019/05/Migracoes-FICAS-color_FINAL.pdf>.Acesso em: 04, mar. 23. ONU – Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos> . Acesso em: 04, mar. 23. REZENDE, P. C. C. Xenofobia é crime?. Disponível em: <https://paulacarrez.jusbrasil.com.br/artigos/823557813/xenofobia-e-crime>. Acesso em: 04, mar. 23. |