Esta proposta de atividade de Geografia com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Migração
Ao longo da história existem diversos registros de deslocamentos de pessoas, alguns estudiosos apontam que há 11,5 mil anos os povos aborígenes podem ter vivido aqui no Brasil e não podemos esquecer os deslocamentos feitos pelos colonizadores, pelos povos escravizados para os interesse europeus e as pessoas que fugiam das grandes guerras do século XX.
Para compreender os deslocamentos feitos pelas pessoas, a Geografia utiliza o conceito de migração que diz respeito ao deslocamento das pessoas ao trocar de país, estado ou cidade.
Existem vários fatores que podem motivar a migração, é comum que as pessoas migrem por motivos econômicos, sociais, materiais e naturais. Alguns lugares apresentam fatores atrativos que aumentam o fluxo migratório para essa região, outros possuem condições repulsivas como o clima muito frio, baixa oferta de empregos ou tensões políticas e sociais.
As migrações que ocorrem dentro do mesmo país são chamadas de migração interna, já as que ocorrem entre dois países são classificadas como migração externa ou internacional. De acordo com a motivação para a migração podemos estabelecer se o movimento migratório foi espontâneo ou forçado.
A migração espontânea ocorre quando as pessoas decidem migrar, por exemplo, uma família que decidiu mudar- se do Brasil para o Canadá em decorrência de uma oferta de emprego. Já a migração forçada ocorre quando a pessoa não tem outra opção e migrar se faz necessário para manutenção da sua vida.
Considerando a duração da migração temos as migrações temporárias e permanentes, a primeira ocorre quando as pessoas migram e tem prazo definido para retornar e a segunda é quando não existe inicialmente a intenção de regressar ao seu país, estado ou cidade de origem.
Daqui pra lá e de lá pra cá as pessoas foram ocupando o espaço geográfico e construindo as suas vidas, no entanto, ao migrar, não podemos esquecer que carregamos a nossa cultura, tradições e valores ao chegar em lugar novo nem sempre vamos ser acolhidos e ter as nossas tradições respeitadas.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Relacionando a charge com os processos migratórios podemos concluir que:
(A) O Brasil não recebe turistas de nenhum outro país, suas praias ou qualquer outro ponto turístico é ocupado apenas por brasileiros.
(B) O vendedor de choripán realizou migração interna ao deslocar- se do nordeste para Santa Catarina.
(C) É possível concluir que os próprios brasileiros não migram dentro do território nacional, considerando que a charge apresenta dois personagens que nasceram e vivem em Santa Catarina.
(D) Observamos que o único processo migratório presente na charge ocorreu quando o choripán, prato típico da culinária argentina, foi trazido para o Brasil.
QUESTÃO 2
Brasil supera 3 milhões de turistas estrangeiros recebidos em 2022
O Brasil superou a marca de 3,1 milhões de turistas estrangeiros recebidos pela primeira vez desde 2019, ano anterior à pandemia. O dado captado pela Embratur, em conjunto com o Ministério do Turismo (MTur) e a Polícia Federal, foi registrado entre janeiro e novembro de 2022 e já supera os últimos dois anos somados: 2020 (2,1 milhões) e 2021 (745,8 mil). O levantamento considera visitantes do exterior que passam pelo menos uma noite no Brasil, conforme metodologia recomendada pela Organização Mundial de Turismo (OMT).
Fonte: https://embratur.com.br/2022/12/21/brasil-supera-3-milhoes-de-turistas-estrangeiros-recebidos-em-2022/
Considerando os conceitos migratórios, o texto faz referência a:
(A) Migração externa e temporária.
(B) Migração interna e permanente.
(C) Migração externa e permanente.
(D) Migração interna e temporária.
QUESTÃO 3
A condição climática representada na charge, de uma região com frio congelante, seria um fator atrativo para migração? Justifique sua resposta.
QUESTÃO 4
Ao migrar carregamos a nossa cultura, tradições, religião, sotaques e valores. Sabemos que o preconceito ao migrante existe e precisa ser enfrentado com políticas públicas, por isso, você foi escolhido para elaborar uma medida com objetivo de reduzir o preconceito aos migrantes, redija um pequeno texto com ações que possam ser adotadas pelo poder público.
Autoria: | Ailton Silva |
Formação: | Geografia |
Componente Curricular: | Geografia |
Habilidades: | (EF08GE01-A) Conhecer e descrever os principais fluxos migratórios da população humana. |
Referência bibliográfica: | ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 9° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. _______________. Expedições Geográficas: 8° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. DILFIM, R. B. Migrações, Refúgio e Apatridia – Guia para Comunicadores. Disponível em: <https://www.acnur.org/portugues/wp-content/uploads/2019/05/Migracoes-FICAS-color_FINAL.pdf>.Acesso em: 04, mar. 23. ONU – Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos> . Acesso em: 04, mar. 23. REZENDE, P. C. C. Xenofobia é crime?. Disponível em: <https://paulacarrez.jusbrasil.com.br/artigos/823557813/xenofobia-e-crime>. Acesso em: 04, mar. 23. |