Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 8° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Disponível em:<https://pixabay.com/pt/illustrations/id%c3%a9ia-vazio-papel-caneta-1876659/>. Acesso em 10 mar. 2023.
O Iluminismo
O século XVIII passou para a história como o século das luzes. Foi um período de grande efervescência de ideias, foi o século do esclarecimento, do iluminismo e do triunfo da razão sobre as trevas e a ignorância. Em seu transcorrer foram lançados os fundamentos da sociedade contemporânea, com seus conceitos de liberdade individual, direitos humanos e cidadania.
Até então, os indivíduos eram considerados apenas súditos dos reis absolutistas, que centralizavam nas mãos todos os poderes do Estado. Essa parte da história conhecida como Antigo Regime, onde essa sociedade, nascida com advento da Idade Moderna, não tinha lugar para o cidadão, enquanto sujeitos de direitos e com a prerrogativa de escolher seus governantes.
Os pensadores iluministas fizeram a crítica dessa sociedade e proclamaram a igualdade entre todos os seres humanos, considerados por eles portadores de direitos naturais, que cabia ao Estado respeitar e fazer cumprir. Por meio dessas ideias nascia o conceito moderno de cidadania.
Embora não existisse uma coerência de pensamento entre os filósofos capaz de englobar uma definição para o iluminismo, esses pensadores compartilhavam ideias em comum:
a defesa do pensamento racional, a crítica à autoridade religiosa e ao autoritarismo de qualquer tipo e a oposição ao fanatismo. Influenciados pela revolução científica do século XVII, principalmente pelo racionalismo e pelo cientificismo de Descartes, a maioria dos iluministas pregavam o papel crítico da razão, considerando essa a única ferramenta capaz de esclarecer a humanidade. Em geral, combatiam a Igreja Católica e sua enorme influência social e política na Europa do Antigo Regime.¹
1 Dicionário de conceitos históricos / Kalina Vanderlei Silva, Maciel Henrique Silva. – 2. ed., 2ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2009. p. 210.
A coroação definitiva desse conceito , a transformação da ideia em força motriz, ocorreu ainda no século XVIII, com o triunfo das revoluções Americana (1776) e Francesa (1789), que deram início a implosão do Antigo Regime e inauguraram uma nova forma de organização do Estado, a democracia representativa, baseada no respeito à Constituição, na preservação da liberdade e no exercício pleno dos direitos da cidadania.
RESPONDA AS QUESTÕES
Questão 1
Qual foi a primeira revolução que inspirada nas idéias iluministas, conseguiu triunfar? Comente sobre.
Questão 2
Caracterize “Despotismo Esclarecido” e dê exemplos.
Para responder às questões 3 e 4 leia o Preâmbulo e os Princípios Fundamentais da nossa Constituição Federal de 1988.
PREÂMBULO
Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
TÍTULO I
DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
I – a soberania;
II – a cidadania;
III – a dignidade da pessoa humana;
IV – os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V – o pluralismo político.
Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.
Questão 3
Revisitando o que diz o inciso IV, podemos perceber a influência de qual pensador iluminista:
(A) Martin Heidegger
(B) Michel Foucault
(C) Charles Chaplin
(D) Adam Smith
Questão 4
Já no parágrafo único, fica claro a influência de:
(A) Diderot e D’Alembert
(B) Rousseau
(C) Jean Marie Bivar
(D) Pinacola
Autoria: | Prof. Esp.: Uilson Silva Duarte |
Formação: | História |
Componente Curricular: | História |
Habilidades: | (EF08HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo. (GO-EF08HI01-A) Compreender o pensamento iluminista e a maneira como os pensadores do século XVIII desenvolveram a racionalidade, promovendo as ideias de liberdade e igualdade entre os indivíduos. |
Referência Bibiliográfica: | ACKER, Maria Teresa Vianna Van. Renascimento e humanismo: o homem e o mundo europeu do século XIX ao século XVI. São Paulo: Atual, 1992. p. 6-7. (História geral em documentos). TERNES, José. Michel Foucault e o nascimento da modernidade. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 7(1-2): 45-52, outubro de 1995. |