Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.
TIPOS TEXTUAIS E TEXTOS DO CAMPO DA VIDA COTIDIANA
QUAL É O SEU TEXTO PREFERIDO? QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DESTE TEXTO?
VOCÊ JÁ OBSERVOU A VARIEDADE DE TEXTOS QUE EXISTEM? EXISTEM CINCO PRINCIPAIS TIPOS DE TEXTOS. CADA TEXTO POSSUI UMA LINGUAGEM, UMA ESTRUTURA E CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS.
OS TIPOS TEXTUAIS PODEM SER: TEXTO NARRATIVO, TEXTO DESCRITIVO, TEXTO DISSERTATIVO, TEXTO EXPOSITIVO E TEXTO INJUNTIVO.
É IMPORTANTE SABER QUE TODA FORMA DE COMUNICAÇÃO PERTENCE A UM GÊNERO TEXTUAL. OS GÊNEROS TEXTUAIS CARACTERIZAM OS TEXTOS PELA SUA FUNÇÃO SOCIAL E COMUNICATIVA.
VIVENCIAMOS SITUAÇÕES DE LEITURA E ESCRITA EM NOSSO DIA A DIA O TEMPO TODO. OS TEXTOS AGENDAS, LISTAS, BILHETES, RECADOS, AVISOS, CONVITES, CARTAS, CARDÁPIOS, DIÁRIOS, RECEITAS, REGRAS DE JOGOS E BRINCADEIRAS SÃO TEXTOS DO CAMPO DA VIDA COTIDIANA.
ATIVIDADE
1- VOCÊ JÁ OBSERVOU A VARIEDADE DE TEXTOS QUE EXISTEM? OS TIPOS TEXTUAIS PODEM SER: TEXTO NARRATIVO, TEXTO DESCRITIVO, TEXTO DISSERTATIVO, TEXTO EXPOSITIVO E TEXTO INJUNTIVO. OS TIPOS DE TEXTOS SÃO CLASSIFICADOS DE ACORDO COM SUA ESTRUTURA, OBJETIVO E FINALIDADE. VEJA A TIRINHA ABAIXO E RESPONDA QUE EXEMPLO DE TEXTO APARECE NA HISTÓRIA:
2- VIVENCIAMOS SITUAÇÕES DE LEITURA E ESCRITA EM NOSSO DIA A DIA O TEMPO TODO. QUAIS SÃO OS TEXTOS MAIS FREQUENTES ENCONTRADOS EM SUA ROTINA?
3- OS TEXTOS AGENDAS, LISTAS, BILHETES, RECADOS, AVISOS, CONVITES, CARTAS, CARDÁPIOS, DIÁRIOS, RECEITAS, REGRAS DE JOGOS E BRINCADEIRAS SÃO TEXTOS DO CAMPO DA VIDA COTIDIANA. OS TEXTOS DO CAMPO DA VIDA COTIDIANA SÃO TEXTOS COMUNS ÀS ATIVIDADES DO NOSSO DIA A DIA. SABENDO DISSO, RESPONDA QUAL É O TEXTO APRESENTADO?
4- ORDENE CORRETAMENTE OS TEXTOS (AGENDA, BILHETE, CONVITE E CARDÁPIO):
Autoria: Gabriele Leandro Formação: Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), entre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade. |