ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO SEGUNDO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
JOGOS COOPERATIVOS
JOGOS COOPERATIVOS SURGIRAM COMO UMA ALTERNATIVA AOS JOGOS QUE ENFATIZAM A COMPETIÇÃO E A VITÓRIA INDIVIDUAL. SÃO PRÁTICAS EM QUE OS PARTICIPANTES TRABALHAM JUNTOS, COMPARTILHAM INFORMAÇÕES, RECURSOS E HABILIDADES EM BUSCA DE UM OBJETIVO COMUM.
SÃO OPÇÃO DE LAZER PARA TODAS AS IDADES E PODEM AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS COMO A COLABORAÇÃO, COMUNICAÇÃO, RESPEITO MÚTUO E TRABALHO EM EQUIPE.
ALGUNS EXEMPLOS DE JOGOS COOPERATIVOS SÃO NÓ HUMANO, CANETA NA GARRAFA E QUEBRA-CABEÇA.
QUESTÃO 1
UMA DAS CARACTERÍSTICAS DOS JOGOS COOPERATIVOS É A
(A) COMPETIÇÃO ENTRE JOGADORES.
(B) COLABORAÇÃO ENTRE JOGADORES.
(C) DESIGUALDADE ENTRE JOGADORES.
(C) DISPUTA ENTRE JOGADORES.
QUESTÃO 2
ALGUNS EXEMPLOS DE JOGOS COOPERATIVOS SÃO
(A) DAMA E FUTEBOL.
(B) VÔLEI E QUEBRA-CABEÇA.
(C) BASQUETE E DAMA.
(D) NÓ HUMANO E LENÇOLBOL.
QUESTÃO 3
COMO OS JOGOS COOPERATIVOS PODEM CONTRIBUIR PARA A VIDA SOCIAL DOS INDIVÍDUOS?
QUESTÃO 4
LEIA O TEXTO INSTRUCIONAL ABAIXO. ELE ENSINARÁ VOCÊ A JOGAR O JOGO NÓ HUMANO:
SOMENTE COM ESTAS INFORMAÇÕES VOCÊ CONSEGUE JOGAR O JOGO NÓ HUMANO? FALTOU ALGUMA INFORMAÇÃO? QUAL?
Autoria | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Língua Portuguesa |
Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0203) Vivenciar os jogos cooperativos e os jogos pré-desportivos, identificando-os e relacionando suas diferenças e semelhanças. (EJALP0201) Ler textos injuntivos, instrucionais (receitas e instruções) e multissemióticos. |
Referências | BROTTO, Fábio Otuzi. Jogos Cooperativos: Para jogar uns com os outros e venSer… Juntos. Santos (SP): Projeto Cooperação, 1997. BROTTO, Fábio Otuzi. Jogos Cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício de convivência. Santos: Projeto Cooperação, 2002. |