ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
BRINCADEIRA DE MATRIZ INDÍGENA: PETECA
OS POVOS INDÍGENAS SÃO TAMBÉM CHAMADOS DE POVOS ORIGINÁRIOS, TEM COMO COSTUME TOMAR BANHO VÁRIAS VEZES POR DIA EM RIOS E LAGOS, OS HOMENS SAEM PARA CAÇAR EM GRUPOS OU PESCAR, FAZEM CERIMÔNIAS COM MUITA DANÇA E MÚSICA E COSTUMAM PINTAR O CORPO.
AS BRINCADEIRAS INDÍGENAS MAIS COMUNS TRAZEM BASTANTE CONTATO COM A NATUREZA, COMO POR EXEMPLO: SUBIR EM ÁRVORES, BRINCAR COM ARGILA, MIRAR COM ARCO E FLECHA, TOMAR BANHO EM RIOS, PETECA…
FALANDO ESPECIFICAMENTE DA PETECA, ELA ERA FEITA PELOS INDÍGENAS COM MATERIAL NATURAL, COM DESTAQUE PARA AS CASCAS DE BANANEIRA, PALHAS DE MILHO E PENAS. ANTIGAMENTE ELA ERA UTILIZADA PELOS ÍNDIOS COMO ATIVIDADE PARA AQUECER CORPORAL DURANTE O INVERNO E TAMBÉM PARA DIVERSÃO.
PROFESSORA: LÍVIA ANALY
GRADUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
ATIVIDADE
QUESTÃO 1
AS BRINCADEIRAS INDÍGENAS MAIS COMUNS TRAZEM BASTANTE CONTATO COM A NATUREZA. MARQUE ABAIXO A ALTERNATIVA QUE O OBJETO USADO PARA BRINCAR É DE ORIGEM INDÍGENA:
(A) QUEBRA-CABEÇA;
(B) SKATE;
(C) VIDEOGAME;
(D) PETECA.
QUESTÃO 2
BRINCAR DE PETECA É BOM DEMAIS, MAS VOCÊ SABE QUAL É A ORIGEM DESSE OBJETO? MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA ABAIXO.
(A) CHINESA;
(B) AMERICANA;
(C) INDÍGENA;
(D) GOIANA.
QUESTÃO 3
EM SEU CADERNO ESCREVA QUAL A SUA BRINCADEIRA FAVORITA QUANDO VOCÊ ESTÁ EM CONTATO COM A NATUREZA?
QUESTÃO 4
COMPLETE A FRASE COM AS PALAVRAS DO QUADRO ABAIXO:
NATUREZA | INDÍGENAS | PETECA |
AS BRINCADEIRAS ____________________ MAIS COMUNS TRAZEM BASTANTE CONTATO COM A ____________________, COMO POR EXEMPLO: SUBIR EM ÁRVORES, ____________________, BRINCAR COM ARGILA, MIRAR COM ARCO E FLECHA, TOMAR BANHO EM RIOS, ENTRE OUTROS.
Componente Curricular: | Educação física |
Habilidades: | (GO-EF01EF01) Recordar e conhecer diferentes, brinquedos, brincadeiras e jogos da cultura popular, de diferentes características, principalmente as cooperativas, presentes no contexto comunitário e regional, respeitando as diferenças individuais dos colegas e valorizando o trabalho coletivo. (EF12EF03) Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas. |
Referências | Enciclopédia das línguas portuguesas <https://www.labeurb.unicamp.br/elb/indigenas/indigenas.htm> consultado em 23/02/2023. Confederação Brasileira de Peteca <https://cbpeteca.org.br/historia-da-peteca/ > consultado em 23/02/2023. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. DC-GO Ampliado 2018/2019. DARIDO, Suraya Cristina. Práticas corporais: educação física: 1º e 2º ano: manual do professor. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. |