Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
Iniciaremos mais uma sequência didática que apresenta como objetivo principal trabalhar sobre uma das vertentes da Ginástica, a Ginástica Circense. Hoje estudaremos saberes alusivos aos aspectos históricos e culturais da Ginástica circense. Vamos aos estudos?
GINÁSTICA CIRCENSE – ASPECTOS HISTÓRICOS e CULTURAIS
A GINÁSTICA CIRCENSE é tão ancestral quanto o Circo. Esteve presente nas antigas civilizações do Egito, da Grécia e da Índia. Achados e pinturas retratam que as práticas de acrobacias, contorcionismo, o equilibrismo e manipulação de objetos remetem há mais de 5.000 anos na China.
Respeitável público!
Vocês acabam de entrar no universo contagiante da Ginástica Circense!
Venham assistir a esse espetáculo emocionante de extraordinária habilidade corporal
Aplausos para o sensacional e emocionante show artístico e cultural
Tirem o chapéu para magnífico Philip Astley, pioneiro e entusiasta do circo contemporâneo
No picadeiro, sob o “Chapiteu”, ilustres, astros circenses protagonizam o cenário
A caranga dá tom empolgante envolvendo a atmosfera com energia vibrante inebriando o palco circense com maestria e muita alegria
Alê, saltimbancos acrobatas executam elementos gímnicos simultâneos
Rolamentos, paradas, estrelas, piruetas e salto mortal no trampolim na arena do circo
Burlantins desafiam a gravidade, demonstrando destreza fascinante, equilibrando-se na pirâmide, nas pernas de pau, no rola-rola, no quadrante coreano, na roda alemã, no arame liso, no mastro chinês, na dandis, na corda bamba e no monociclo
Portô com número síncrono aéreo impressionante, impulsiona o volante nas alturas até o topo, equilibrando-o e sustentando-o com seu próprio corpo
A platéia delira, admirada com tamanha agilidade e força física.
Grita em coro: bravo, bravo, bravo!
Trapezistas, arranhando o céu com seus voos estonteantes e giros fantásticos
Pássaros humanos, suspensos no ar pela lira, corda indiana e tecido acrobáticos
Feito pêndulos gigantes, executam técnicas ginásticas de coordenação, equilíbrio, força e resistência
Contorcionistas com extraordinária elasticidade, fazem dobraduras corporais transformando a corpo em origamis surreais
Malabaristas manipulando malabares, diabolôs, bambolês, bolas, bastões, sticks, rolos, swings poi e flags,
pratos, argolas e claves com movimentos rápidos e regulare, desenhando com plasticidade a arte da ginástica circense nos ares.
E o som do charivari anuncia o fim do espetáculo
Artistas retornam e reúnem-se no picadeiro
fazendo malabares e acrobacias para despedida e celebração
O público entusiasmado, responde com salva de palmas e assovios
Agradece a derradeira apresentação.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 01
A ginástica circense como atividade corporal artística é tão ancestral quanto o Circo. Esteve presente nas antigas civilizações dos países
(A) Brasil, Argentina e Paraguai.
(B) Egito, Grécia e Índia.
(C) Itália, Espanha e Portugal.
(D) Nova Zelândia, Austrália e Indonésia.
QUESTÃO 02
O grande marco histórico da Ginástica circense deu-se na era moderna, na década de
(A) 1770, por Philip Astley, oficial inglês da Cavalaria Britânica em Londres.
(B) 1883 por Joseph Pilates, acrobata circense, boxeador e instrutor de autodefesa de detetives ingleses, em Düsseldorf, na Alemanha.
(C) 1811, pelo professor Friedrich Ludwig Jahn, um pedagogo e ativista político, em Freiburg, Alemanha.
(D) 1990, pelo professor de educação física Álvaro Romano, no Rio de Janeiro, Brasil.
QUESTÃO 03
Para responder em seu caderno. Sabemos que a Ginástica Circense além de ser considerada uma atividade completa, é uma prática divertida, desafiadora e que proporciona vários benefícios para nosso organismo. Cite pelo menos 05 desses benefícios.
QUESTÃO 04
Para responder em seus caderno. Quais são as práticas corporais artísticas realizadas na Ginástica Circense?
Autoria | Elaine Faria de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (GO-EF06EF20) Vivenciar diferentes modalidades das ginásticas (ginástica artística, rítmica, natural, etc.), identificando e refletindo sobre as esportivizadas. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018 Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1. Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796. |