You are currently viewing História – A história e o tempo!

História – A história e o tempo!

Esta proposta de atividade de História com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.


Disponível em<https://pixabay.com/pt/photos/casa-uma-casa-velha-hist%C3%B3ria-2893750/?download>. Acesso em: 26 fev. 2023.

A história, o tempo e as ações humanas!

Por que estudar sobre o passado? Por que estudar história? 

Como bem diz o Historiador March Bloch: a história tem por objeto o homem e por isso ela é a ciência que estuda os homens no tempo; “uma ciência dos homens no tempo”. De acordo com o historiador citado acima, a história é a ciência que estuda o homem e sua ação no tempo eu acrescento no espaço geográfico, pois “o espaço é social e é inseparável do tempo”(CORRÊA (1982). 

Para problematizar e compreender como será esse processo de aprendizagem, leia o que a pesquisadora e professora Maria Auxiliadora Schmidt aponta como importante para a aprendizagem histórica a partir do texto: “Jörn Rüsen e sua contribuição para a didática da História”.

As reflexões de Jörn Rüsen, ao trazerem o pressuposto da Didática como a ciência da aprendizagem histórica, sinalizam que a questão central é compreender como o pensamento histórico contribui para orientar, temporalmente, a vida humana para dentro (identidade) e para fora (práxis).

Então estudar história envolve a competência de utilizar o conhecimento histórico em nossa vida diária para nos orientar temporalmente na construção de nossa identidade e a nossa vivência no dia a dia. Nesta perspectiva vocês precisam aprender a pensar historicamente e dessa forma, agir em sua vida prática.

  A história e sua relação com o tempo.

O que é o tempo? É possível segurar ou prender o tempo? Como o tempo se manifesta?

Leia e observe a letra da música “Como uma onda” de Lulu Santos:

Nada do que foi será

De novo do jeito que já foi um dia

Tudo passa, tudo sempre passará (…)

Quais ideias sobre o tempo a letra nos transmite?

O tempo é intangível, é onde percebemos os fenômenos e é no tempo que compreendemos os fatos históricos ao contextualizarmos  esses fatos. E o percebemos ao passar dos dias, noites, ao observar o céu e as estrelas e a lua. O sol e seu movimento ou seria o movimento da Terra? A humanidade criou formas e modelos para contar e marcar esse tempo: dias, horas, minutos, relógios, calendários, tempo determinado.

RESPONDA AS QUESTÕES

Leia o texto abaixo para responder às questões 1 e 2.

“O tempo é intangível, é onde percebemos os fenômenos e é no tempo que compreendemos os fatos históricos ao contextualizarmos  esses fatos. ” Por @Uilson Duarte

QUESTÃO 1

Ponderando sobre o texto acima, descreva duas situações ou momentos em que você vivencia e percebe que o tempo “passa”.

QUESTÃO 2

Qual o objeto inventado pelo homem é mais utilizado para marcar o tempo? Escreva seu nome.

Para responder às questões 3 e 4, leia a letra da música de Lulu Santos: “Como uma onda”.

Nada do que foi será

de novo do jeito que já foi um diatudo passa, tudo sempre passará (…)

Disponível em:<https://www.letras.mus.br/lulu-santos/47132/>. Acesso em: 15 fev. 2023

QUESTÃO 3

Sobre a frase […] tudo passa, tudo sempre passará [..] nesta parte o autor afirma que:

(A) o tempo não passa e podemos revisitar todos os acontecimentos passados;

(B) o tempo sempre passa, não importa o que façamos ou criamos, sempre passará;

(C) não existe o tempo. É apenas uma ilusão criada pelo ser humano;

(D) o tempo só existe se tiver um relógio, caso contrário, é lenda.

QUESTÃO 4

Ao abordar a relação entre o tempo e a humanidade verificada nos versos: […] nada do que foi será, de novo do jeito que já foi um dia […] o autor explicita que:

(A) mesmo com o passar do tempo todas as coisas ou relações permanecem iguais;

(B) o tempo não passa;

(C) é impossível ter qualquer interação pois, o tempo não permite;

(D) mesmo que vivamos novamente uma situação , ela não será da mesma forma, intensidade ou sentido porque nada do que foi será de novo.


Autoria:Prof. Esp.: Uilson Silva Duarte
Formação:História
Componente Curricular:História
Habilidades:(EF06HI01) Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos continuidades e rupturas).
(GO-EF06HI01-A) Identificar as diferentes concepções da História, compreendendo que esta é a ciência que estuda as ações dos homens no tempo e que o espaço concebido pelos historiadores deve ser entendido como uma construção social.
Referência bibliográfica:GLEZER, Raquel. Tempo e História. Cienc. Cult., São Paulo v. 4,n.2,p.23-24, Oct. 2002. Disponível em:< http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252002000200021&lng=en&nrm=iso>. Accesso em: 24 fev. 2023.
PINSKY, Carla Bassanezi. Introdução. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Novos temas nas aulas de história. São Paulo: Contexto, 2009.
SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2006.