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Ciências da Natureza – Composição do ar

Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes do 5º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA


Imagem 1: CC0 DOMÍNIO PÚBLICO. Atmosfera. Pxhere. Disponível em https://pxhere.com/pt/photo/1129469. Acesso em 23/06/23.

COMPOSIÇÃO DO AR

Apesar de não ser possível enxergá-lo, o ar é essencial não somente à vida humana, mas a todos os seres que habitam a Terra. Assim, conhecer suas características e ameaças é algo essencial para que possamos garantir a sua qualidade.

O ar é composto por uma mistura de gases, sendo os principais o oxigênio (N2), o oxigênio (O2) e o dióxido de carbono (CO2) – também chamado de gás carbônico. Além desses componentes, ele também contém vapor de água e traços de outros gases como argônio, néon, hélio e metano. Essa composição é fundamental para a manutenção da vida, pois o oxigênio é utilizado pelos seres vivos, enquanto o dióxido de carbono é essencial para a fotossíntese das plantas.

No entanto, as atividades humanas têm alterado a composição do ar. A queima de combustíveis fósseis, como carvão, petróleo e gás natural, para a geração de energia e transporte, é uma das principais fontes de poluentes atmosféricos. Os veículos automotores, as turbinas e as usinas termoelétricas são responsáveis ​​pela emissão de substâncias como o dióxido de carbono (CO2), dióxido de enxofre (SO2) e material particulado. Como consequência, além de quadros alérgicos, outros efeitos adversos incluem problemas cardiovasculares e até mesmo câncer. Além disso, essas emissões contribuem para o aquecimento global e as mudanças climáticas, devido ao aumento da emissão de gases de efeito estufa.

A utilização de fontes de energia limpa e renovável, como a solar e a eólica, contribui para a redução da emissão de poluentes. O incentivo ao uso de transporte público, bicicletas e caminhadas também diminui a quantidade de veículos nas ruas, com as emissões de gases poluentes.

Além disso, a implementação de políticas de controle e regulamentação das emissões industriais é fundamental. O desenvolvimento de tecnologias mais eficientes e menos poluentes, como filtros e catalisadores, pode ajudar a reduzir a quantidade de poluentes emitidos na atmosfera.

A conscientização da população sobre a importância de valorizar a qualidade do ar também é essencial. Pequenas ações individuais, como reduzir o consumo de energia e evitar queimadas, podem fazer a diferença. Educar as gerações futuras sobre a importância da conservação ambiental e incentivar práticas de consumo consciente desde cedo são também investimentos valiosos para garantir um futuro com ar limpo e saudável.

QUESTÃO 1

Sabemos que o ar é uma mistura de gases que envolve não só o nosso planeta, compondo a atmosfera, mas está contido na água de rios, lagos e oceanos; no solo, enfim. Complete a primeira coluna da tabela abaixo, que corresponde aos principais gases que compõem o ar.

Nome ProporçãoComo é disponibilizado
0,04%Ele é exalado na respiração. Também é liberado na decomposição da matéria orgânica, incêndios, queima de combustíveis, em determinadas atividades econômicas, etc.
21%Necessário à existência da vida, por fazer parte da produção de energia para os seres que habitam a Terra. É indispensável para a ocorrência de combustões.
78%É o mais abundante da Terra. É formado pela decomposição da matéria orgânica. As fezes e urina de animais, assim como fertilizantes agrícolas também contêm nitrogênio.

Podemos afirmar, portanto, que os nomes dos gases são, respectivamente:

(A) Gás carbônico, hidrogênio e gás oxigênio.

(B) Gás oxigênio, nitrogênio e gás carbônico.

(C) Gás carbônico, gás oxigênio e nitrogênio.

(D) Nitrogênio, gás oxigênio e gás carbônico.

QUESTÃO 2

Renan e Ronan são irmãos gêmeos que estudam na mesma turma e estão estudando para uma avaliação de Ciências. Assim, afirmaram o seguinte:

I. A camada de ozônio é formada naturalmente.
II. O aquecimento global é um fenômeno natural.
III. As ações humanas interferem na integridade da camada de ozônio.
IV. Se intensificado, o efeito estufa pode desencadear no aquecimento global.

Sobre as afirmativas acima, podemos considerar como corretas as opções

(A) I, II e III.

(B) II, III e IV.

(C) I, III e IV.

(D) I, II, III e IV.

QUESTÃO 3

A seguir, temos o esquema da fotossíntese.

Imagem 2: CANVA. Acesso em 23/06/23.

A) Para que ocorra a fotossíntese, quais “matérias-primas” são necessárias?

B) Além da glicose, que é uma fonte de energia, o que mais é produzido nesse processo realizado pelas plantas e algas? Qual é sua importância?

QUESTÃO 4

A qualidade do ar é um tema de extrema relevância, já que afeta diretamente a nossa qualidade de vida. Você já percebeu que, mesmo antes da pandemia da Covid-19, já era hábito de muitos cidadãos japoneses o uso de máscaras faciais? Essa medida, adotada durante a pandemia da gripe espanhola, no século 20, se tornou um hábito não só como uma forma de proteção contra doenças transmissíveis pelo ar, mas também enquanto barreira contra a poluição. Porém, não é incomum ler ou ouvir fake news (notícias falsas) alegando que as máscaras causam acidez no sangue devido à inalação de gás oxigênio. Suponhamos que você recebeu, em seu aplicativo de mensagens, a mesma imagem apresentada a seguir. Elabore uma resposta explicando o porquê dessa informação não ser confiável. 

SAIBA MAIS

O vídeo a seguir, da professora Mariana Araguaia, aborda as propriedades do ar, mediante a realização de pequenos e simples procedimentos. Que tal realizá-los?

Canal Mariana Araguaia. “Propriedades do ar”. Disponível em <https://youtu.be/svTQn6WMMRk>. Acesso em mar. 2022.

AutoriaMariana Araguaia
FormaçãoCiências Biológicas
Componente CurricularCiências da Natureza
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJACI0526) Identificar os componentes do ar.
(EJACI0527) Verificar as principais ações humanas que provocam a poluição do ar e as práticas para sua redução.
ReferênciasCARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 7º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.

COELHO, Gabi; LEANDRO, Marcos. Boato tóxico espalha informação falsa sobre máscara tornar o sangue ácido. Estadão Verifica. https://politica.estadao.com.br/blogs/estadao-verifica/boato-toxico-espalha-informacao-falsa-sobre-mascara-tornar-o-sangue-acido/. Acesso em abr. 2022.

GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2023. 235p. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/24-eja?download=425:documento-curricular-para-a-rme-de-goiania-eja. Acesso em 23/03/2023.

HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 7º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018.

SANTOS, Maria Tereza. Máscaras são perigosas por deixarem o sangue ácido? É fake! Veja Saúde. Disponível em https://saude.abril.com.br/coluna/e-verdade-ou-fake-news/mascaras-sao-perigosas-por-deixarem-o-sangue-acido-e-fake. Acesso em abr. 2022.