You are currently viewing A CURIOSIDADE TÁ ON: O que é Democracia?

A CURIOSIDADE TÁ ON: O que é Democracia?

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

O QUE É DEMOCRACIA?

PROPOSTA DE ATIVIDADE

A Democracia

Democracia é uma palavra que herdamos do grego Demo (povo) Cracia (governo). Refere-se a um tipo de governo em que uma grande parcela da população participa das decisões. É objeto de debate entre os pensadores políticos ao longo do tempo, aliás, como tudo que envolve o poder.

Como o poder deve ser organizado? Quem deve participar das decisões políticas? São questões sempre presentes na vida humana. Em cada época, cada sociedade responde de um jeito. No século XVIII, na Europa, os filósofos iluministas formularam uma resposta que abriu caminho para a constituição da democracia que vivemos hoje.

Eles partiram da ideia de que cada indivíduo é um ser dotado de razão e de direitos naturais: direito à vida, direito à liberdade e à propriedade. Essa noção foi a base para o conceito de cidadania que temos hoje. Os filósofos iluministas, então, criticaram a sociedade do Antigo Regime, fundada na distinção entre as pessoas a partir da posição social que ocupava, e propuseram uma reforma da monarquia.

Essa reforma, previa a criação de um poder dividido em três (poder tripartite), o reconhecimento da igualdade de todos perante a lei, além do reconhecimento de que todos possuem direitos. Alguns iluministas, como Jean Jacques Rousseau, não queriam uma reforma da monarquia, mas sim a sua superação e implantação da república.

Essas ideias serviram de base para movimentos políticos do século XVIII como a Revolução Francesa e a Revolução Americana. Tais movimentos abriram caminho para a instauração de repúblicas a partir do século XIX. E com as repúblicas, a democracia contemporânea foi se estabelecendo no Ocidente.

A ideia de cidadania inerente a essa democracia busca a universalização dos direitos políticos independente de condicionantes de grupo social, etnia, gênero, acesso ao conhecimento, etc. Em comparação com a democracia ateniense, a contemporânea propõe-se a alcançar um universo maior da população. No entanto, sabemos que temos muitos desafios a serem superados para que os direitos de todos sejam realmente respeitados.

Democracia

Passo a passo da atividade

Passo 1 – A nossa proposta de atividade será uma pesquisa sobre o que é o grêmio estudantil e qual a sua importância para a escola, depois pesquise sobre o papel do representante de sala.

Passo 2 – Com a pesquisa em mãos os estudantes e o professor debaterão sobre a função do grêmio estudantil na escola.

HabilidadesComponente: História
Habilidades:
(GO-EF06HI10-A) Conhecer e problematizar as diversas formas de governo ou sistemas políticos, por meio dos quais um Estado se organiza a fim de exercer o seu poder sobre a sociedade, como: democracia, república, aristocracia e monarquia.
(GO-EF06HI10-B) Apontar e identificar as singularidades da polis, as transformações políticas e sociais na formação da Grécia Antiga, bem como a gênesis e os limites do conceito de democracia.
Componente: Língua Portuguesa
Habilidades:
(EF69LP11) Identificar e analisar posicionamentos defendidos e refutados na escuta de interações polêmicas em entrevistas, discussões e debates (televisivo, em sala de aula, em redes sociais etc.), entre outros, e se posicionar frente a eles.
(EF69LP26) Tomar nota em discussões, debates, palestras, apresentação de propostas, reuniões, como forma de documentar o evento e apoiar a própria fala, que pode se dar no momento do evento ou posteriormente, quando, por exemplo, for necessária a retomada dos assuntos tratados em outros contextos públicos, como diante dos representados.