O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.
A HISTÓRIA DA CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA
PROPOSTA DE ATIVIDADE
A construção de Brasília
A construção de Brasília é um marco nos movimentos de interiorização do Brasil. A proposta de uma capital no planalto central foi motivada pela ideia de desenvolvimento de todo território nacional. O presidente Juscelino Kubitschek efetivou o plano da nova capital, que foi inteiramente planejada.
Brasília
Passo a passo da atividade
Passo 1 – Hoje iremos produzir dois painéis sobre a cidade de Brasília de ontem e a de hoje.
Passo 2 – Primeiro iremos pesquisar imagens da construção de Brasília, o plano diretor, os prédios, as ruas entre outras, da época da construção de Brasília e dos dias atuais.
Passo 3 – Depois de fazer a coleta de material, construa dois painéis, um para cada momento histórico. Após finalizarem os painéis os estudantes analisarão e produzirão um texto analítico sobre as mudanças que ocorreram na cidade.
Passo 4 – Não se esqueçam que um texto analítico expõe a síntese de uma obra, enfatiza os detalhes mais importantes e essenciais fazendo uma análise em cima desses detalhes, utilizando a argumentação para embasar o seu ponto de vista.
Habilidades | Componente: História Habilidades: (GO-EF09HI18-A) Identificar o processo de ocupação do centro-oeste brasileiro, a construção de Brasília, e analisar os impactos sobre a região. Componente: Língua Portuguesa Habilidades: (EF69LP17-C) Perceber e analisar o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados (tempo verbal, jogos de palavras, metáforas e imagens). (EF69LP18) Utilizar, na escrita/reescrita de textos argumentativos, recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão adequados aos tipos de argumento e à forma de composição de textos argumentativos, de maneira a garantir a coesão, a coerência e a progressão temática nesses textos (“primeiramente, mas, no entanto, em primeiro/segundo/terceiro lugar, finalmente, em conclusão” etc.). |