O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.
A CULTURA DO HIP-HOP E A HISTÓRIA DO RAP
PROPOSTA DE ATIVIDADE
O Rap
O Rap é um discurso rítmico com rimas e poesias, que surgiu no final do século XX, entre as comunidades afrodescendentes nos Estados Unidos. É um dos pilares fundamentais da cultura hip hop.
A cultura do Hip-Hop
Passo a passo da atividade
Passo 1 – A nossa proposta de hoje é um tanto musical, então planeje e organize uma produção de letras de rap, pensem nas questões sociais e culturais que vocês vivenciam, para construir algumas rimas e tente musicalizar a sua produção.
Passo 2 – Após essa ação o professor organizará a turma em círculo e os estudantes irão apresentar as suas produções para a turma.
Habilidades | Componente: Língua Portuguesa Habilidades: (EF69LP54-A) Analisar os efeitos de sentido e correntes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as ondulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos. (EF67LP31-A) Criar poemas compostos por versos livres e de forma fixa (como quadras e sonetos), utilizando recursos visuais, semânticos e sonoros, tais como cadências, ritmos e rimas. Componente: Arte Habilidades: (GO-EF06AR12-A) Investigar e experimentar diferentes técnicas de improvisação e criação do movimento, como fonte para a construção de vocabulários corporais dançados. (GO-EF07AR15) Discutir as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas, instituição escolar e em outros contextos, problematizando estereótipos e preconceitos. (GO-EF09AR13-A) Pesquisar, apreciar e analisar variadas técnicas de improvisações tendo como referência formas distintas das danças tradicionais, cênicas, contemporâneos e urbanas em diferentes contextos e práticas estéticas. |