You are currently viewing A CURIOSIDADE TÁ ON: A cultura urbana e os coletivos de hip-hop e rap

A CURIOSIDADE TÁ ON: A cultura urbana e os coletivos de hip-hop e rap

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

A CULTURA URBANA E OS COLETIVOS DE HIP-HOP E RAP

PROPOSTA DE ATIVIDADE

A cultura urbana

A Cultura urbana pode ser entendida como a expressão de grupos que desenvolvem sua arte nas ruas, nos bairros, em espaços públicos que são democratizados, criando novas sociabilidades. São projetos com um potencial transformador, uma vez que são gestados nas comunidades, isso ocorre principalmente nas periferias das cidades. 

A cultura urbana representa uma construção socioespacial, por meio das lutas de classes, pela busca por direitos à cidade e o olhar crítico aos problemas urbanos vivenciados, principalmente, pelas comunidades das regiões periféricas.

Hoje vários movimentos da cultura urbana são valorizados perante as entidades tradicionais de cultura. O grafite é um exemplo desse movimento de valorização da arte urbana. E dentro da Arte urbana, o grafite se destaca, por ser reconhecido nos ambientes das cidades. Quando andamos por Goiânia percebemos vários grafites, com diversos significados e simbologias.

A arte do Grafite

Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Beco_da_Codorna_%284%29,_Goi%C3%A2nia,_outubro_de_2016.jpg>. Acesso em 09 de Fevereiro de 2023. Este arquivo está licenciado sob a 
licença Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International.

Passo a passo da atividade

Passo 1 – A proposta de hoje é incentivar os nossos estudantes a analisar a sua comunidade, seu setor, seus grupos sociais.

Passo 2 –  Inicialmente o professor vai orientar os estudantes a observarem os grafites e pixos que estão no seu setor, eles deverão tirar fotos e escreverem uma breve frase acerca das obras encontradas. As frases devem conter as impressões pessoais e o local onde foi tirada cada fotografia.

Passo 3 – Em um segundo momento o professor vai abrir uma discussão sobre os pixos e grafites registrados pelos estudantes, o professor poderá abordar assuntos como: (Cultura urbana, os movimentos sociais, as problemáticas urbanas, a história do grafite e do pixo, entre outros.).

Passo 4 – Finalizando a ação os estudantes irão montar um varal de fotografias em forma de mostra com as fotos e as frases. Esse varal será exposto para os estudantes da escola e comunidade.

HabilidadesComponente: Arte
Habilidades:
(GO-EF06AR07-B) Conhecer, valorizar e respeitar os artistas, tais como: artistas plásticos, ilustradores, designers, grafiteiros, artesãos e os curadores locais, estabelecendo relações com os nacionais e internacionais de forma investigativa, crítica e sensível.
Componente: História
Habilidades:
(EF09HI09) Relacionar as conquistas de direitos políticos, sociais e civis à atuação de movimentos sociais.
Componente: Língua Portuguesa
Habilidades:
(EF69LP06-A) Produzir e publicar notícias, entrevistas, cartas de leitor, comentários de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural – e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis, tais como cartazes de campanhas sociais, entre outros em várias mídias.