O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.
MOBILIDADE POPULACIONAL EM GOIÂNIA
PROPOSTA DE ATIVIDADE
A migração e o transporte coletivo
A migração faz parte da história da humanidade, sendo motivada por diversos fatores de ordem econômica, social, cultural, dentre outros. O transporte coletivo é um dos responsáveis por facilitar os processos de migração.
Os nossos ônibus coletivos possuem Busdoor, que são como outdoors, nos vidros traseiros, para divulgação, anúncios e propagandas de diversos produtos.
O Busdoor
Passo a passo da atividade
Passo 1 – Pesquise o que são campanhas publicitárias, cite alguns exemplos e descreva o que essas campanhas estão promovendo.
Passo 2 – Observem os ônibus que andam pela cidade e criem uma campanha publicitária que possa ser divulgada nos busdoors, em que o conceito seja “O respeito e inclusão social de pessoas com mobilidade reduzida em nosso transporte público.”
Passo 3 – Produza um texto e busque imagens sobre a temática sugerida no passo 2.
Passo 4 – Em sala de aula, compartilhe com os colegas as suas ideias sobre a proposta de publicidade para o busdoor.
Habilidades | Componente Curricular: Geografia Habilidades: (EF07GE02-A) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil. (EF08GE01-A) Conhecer e descrever os principais fluxos migratórios da população humana. Componente Curricular: Ciências da Natureza Habilidades: (EF07CI01) Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas. (EF07CI06-A) Identificar e discutir mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias, como automação e informatização, avaliando os impactos socioambientais. Componente Curricular: Língua Portuguesa Habilidades: (EF69LP02-A) Analisar e comparar peças publicitárias variadas de outdoor, anúncios e propagandas, entre outros, em diferentes mídias impressas e digitais. |