You are currently viewing A CURIOSIDADE TÁ ON: O Espaço Urbano de Goiânia

A CURIOSIDADE TÁ ON: O Espaço Urbano de Goiânia

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

O ESPAÇO URBANO DE GOIÂNIA

PROPOSTA DE ATIVIDADE

Tipos de linguagem

Vocês conhecem um pouco do espaço urbano de nossa cidade e sabem o quanto ela é grande e bonita. Vocês já repararam nos sinais de trânsito, placas e outdoors? Essas são formas de linguagem que cumprem uma função social muito importante: de comunicação!

Existem diferentes tipos de linguagens, dentre elas as verbais, não verbais e verbo visuais ou mistas. As verbais são as expressas por palavras escritas ou orais, já as não verbais são as expressas por signos visuais, como os gestos, placas, músicas, entre outras. A linguagem verbo visual ou mista é uma mistura das duas.

Sinalização de trânsito

Passo a passo da atividade

Passo 1 – Faça uma pesquisa sobre o que significa as linguagens verbais, não verbais e verbo visuais, e aponte exemplos para cada tipo de linguagem.

Passo 2 – Caminhe pela região onde mora e identifique as placas de trânsito e seus significados, produza um desenho ou fotografe as sinalizações observadas.

Passo 3 – Observe os problemas e dificuldades no trânsito, seja de pedestres ou veículos da sua região e crie uma nova sinalização que possa contribuir para resolver os problemas observados. A sinalização deve ser feita usando apenas a linguagem não verbal e a explicação acerca da nova sinalização deve ser realizada de forma verbal.

HabilidadesComponente Curricular: Geografia
Habilidades:

(EF05GE03-A) Identificar as formas e funções nas cidades.
(EF05GE03-B) Compreender a relação entre o crescimento urbano com as mudanças socioambientais e econômicas nele inseridos, destacando a ocupação do cerrado.
Componente Curricular: História
Habilidades:

(GO-EF03HI01-D) Refletir sobre os aspectos políticos e econômicos regionais e nacionais que influenciaram no desenvolvimento da região Centro-Oeste, como a construção de Goiânia e a Marcha para o Oeste.
(EF03HI01) Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas, etc.
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Habilidade:

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.