Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.
3Rs – REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR
CONHEÇA OS 3R DA SUSTENTABILIDADE. ATITUDES QUE PODEM SALVAR O NOSSO PLANETA DA DESTRUIÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS. REDUZIR O CONSUMO, REUTILIZAR OS OBJETOS E RECICLAR OS RESÍDUOS.
RECURSOS NATURAIS
TODOS OS PRODUTOS QUE UTILIZAMOS NA NOSSA VIDA, VÊM DOS RECURSOS NATURAIS EXISTENTES NO PLANETA.
TUDO VEM DA NATUREZA
- A ÁGUA VEM DOS RIOS.
- A MESA DE MADEIRA VEM DAS ÁRVORES
- O TIJOLO DO SOLO E SUBSOLO.
- O PLÁSTICO VEM DO PETRÓLEO.
- O VIDRO É FEITO DE AREIA.
- O GARFO E A COLHER SÃO FEITAS DE MINERAIS METÁLICOS
OS RECURSOS NATURAIS PODEM ACABAR SE CONTINUARMOS
DESTRUINDO A NATUREZA
MAS PODEMOS EVITAR ESSA DESTRUIÇÃO?
CONHEÇA OS 3Rs: REDUZA. REUSE E RECICLE
QUAL É O FOCO PRINCIPAL DOS ATUAIS 3 Rs DA SUSTENTABILIDADE?
É EVITAR O DESPERDÍCIO E PRESERVAR OS RECURSOS NATURAIS.
- REDUZIR
ANTES DE TUDO, SIGNIFICA USAR MENOS RECURSOS E, PORTANTO, GERAR MENOS RESÍDUOS.
É O PRIMEIRO PASSO E É O MAIS IMPORTANTE DO PONTO DE VISTA DA NATUREZA.
NÓS PODEMOS VIVER COM MENOS COISAS!
- REUTILIZAR
SIGNIFICA USAR MATERIAIS MAIS DE UMA VEZ EM SUA FORMA ORIGINAL, EM VEZ DE JOGÁ-LOS FORA APÓS CADA USO.
A REUTILIZAÇÃO AJUDA EM SITUAÇÕES ONDE A REDUÇÃO NÃO É POSSÍVEL E EVITA QUE NOVOS RECURSOS NATURAIS SEJAM UTILIZADOS.
- RECICLAR
É O TERCEIRO PASSO. RECICLAR SIGNIFICA TRANSFORMAR MATERIAIS EM NOVOS PRODUTOS, ALTERANDO-OS DE SUA FORMA ORIGINAL, POR MEIO DE PROCESSOS FÍSICOS E QUÍMICOS.
A RECICLAGEM AJUDA A EVITAR QUE NOVOS RECURSOS SEJAM USADOS.
MAS ESTE DEVE SER A ÚLTIMA ALTERNATIVA.
APLICANDO OS 3Rs NA NOSSA VIDA
- REDUZIR:
SERÁ QUE VOCÊ PRECISA DE TODAS AS ROUPAS QUE TEM?
SERÁ QUE PRECISA COMPRAR ROUPAS E CALÇADOS NOVOS?
SERÁ QUE PRECISA TROCAR O CELULAR OU A TV?
SERÁ QUE PRECISA DE MAIS BRINQUEDOS?
SE FAZER ESSAS PERGUNTAS, PODE EVITAR QUE VOCÊ ADQUIRA PRODUTOS QUE NÃO PRECISA, E ASSIM, ALÉM DE ECONOMIZAR, VOCÊ TAMBÉM AJUDA O PLANETA.
- REUTILIZAR:
QUE TAL REUTILIZAR A GARRAFA DE ÁGUA MINERAL, OS POTES DOS ALIMENTOS?
QUE TAL USAR A SACOLA DE TECIDO PARA FAZER COMPRAS?
USE A GARRAFA DE VIDRO RETORNÁVEL DE REFRIGERANTE.
USE BATERIAS E PILHAS RECARREGÁVEIS.
- RECICLAR
EM GOIÂNIA, HÁ COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS.
VOCÊ PODE SEPARAR PARA A RECICLAGEM DE MATERIAIS:
- PAPEL E PAPELÃO
- LATINHAS DE ALUMÍNIO
- GARRAFAS E POTES DE VIDRO
- GARRAFAS PET DE PLÁSTICO
- OUTROS TIPOS DE EMBALAGENS DE PAPEL E PLÁSTICO
AGORA VOCÊ VAI REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O TEMA.
•RESPONDA AS QUESTÕES NO SEU CADERNO
QUESTÃO 1
- NA SUA CASA, SUA FAMÍLIA PRATICA OS 3R? PERGUNTE A QUEM CUIDA DE VOCÊ E ESCREVA AS AÇÕES QUE SUA FAMÍLIA PRATICA PARA REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR.
QUESTÃO 2
- A RECICLAGEM É UMA DAS ALTERNATIVAS PARA DIMINUIR O USO DE RECURSOS NATURAIS.
- ABAIXO ESTÃO AS CORES DOS COLETORES DE RESÍDUOS PARA A COLETA SELETIVA.
- PREENCHA OS ESPAÇOS DA TABELA DE ACORDO COM O TIPO DE RESÍDUO MOSTRADO NA IMAGEM. (ACIMA DA TABELA ESTÃO OS NOMES DOS RESÍDUOS).
QUESTÃO 3
PEDRO TROCOU SEU CELULAR ANTIGO POR UM NOVO, MESMO COM O ANTIGO FUNCIONANDO BEM. AO FAZER ISSO, ELE AUMENTOU O CONSUMO DE RECURSOS NATURAIS. QUAL SERIA UMA BOA AÇÃO PARA ELE PRATICAR, PENSANDO NO PLANETA E PRATICANDO OS 3Rs?
(A) COMPRAR UM NOVO CELULAR TODO ANO.
(B) DOAR O CELULAR ANTIGO PARA ALGUÉM QUE PRECISA.
(C) JOGAR O CELULAR VELHO NO LIXO COMUM.
(D) TROCAR SEU CELULAR TODA VEZ QUE UMA NOVA VERSÃO FOR LANÇADA.
QUESTÃO 4
NA ESCOLA DE LUCAS, MUITOS COPOS DESCARTÁVEIS SÃO USADOS TODOS OS DIAS. UMA BOA FORMA DE REDUZIR O CONSUMO DE RECURSOS NATURAIS SERIA
(A) USAR O MESMO COPO DESCARTÁVEL O DIA TODO.
(B) TRAZER UMA GARRAFA REUTILIZÁVEL PARA BEBER ÁGUA NA ESCOLA.
(C) PEDIR COPOS NOVOS TODA VEZ QUE PRECISAR TOMAR ÁGUA.
(D) JOGAR TODOS OS COPOS NO LIXO SEM SEPARÁ-LOS PARA RECICLAGEM.
SAIBA MAIS
AGORA, ASSISTA O VÍDEO: RESÍDUOS ORGÂNICOS PARA A PRODUÇÃO DE BIOGÁS
OS RESÍDUOS ORGÂNICOS PODEM PRODUZIR ENERGIA
Autoria: | Amarolina Ribeiro Silva |
Formação: | Graduada em Geografia e em Pedagogia. Mestra em Ensino na Educação Básica. |
Componente Curricular: | Geografia |
Habilidades | (EF02GE04) RECONHECER SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS NOS HÁBITOS, NAS RELAÇÕES COM A NATUREZA E NO MODO DE VIVER DE PESSOAS EM DIFERENTES LUGARES. |
Referência | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás. CONSED/UNDIME – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ |